quinta-feira, 22 de outubro de 2009

MESA-REDONDA


O curso de Educação Física da UNISULMA promoveu na noite de ontem das 21:00 às 22:30 horas um debate sobre "A História do Handebol em Imperatriz e Suas Perspectivas Futuras". O evento foi coordenado pelo professor Bira, dentro da disciplina Esportes Coletivos II e envolveu alunos do segundo período e também do primeiro período, dentro da disciplina História da Educação Física, ministrada pela profesora Amanda. Foram convocados os professores Moisés Charles, Pedro Antônio, Marcos Eglan, Onildo Barbosa, Isnande Barros e Mauro Portugal, para darem sua contribuição ao debate, destacando os momentos vividos por cada um na história da modalidade esportiva na cidade e no estado. O professor Bira promove pela segunda vez o referido debate que cada vez mais se torna um instrumento de construção da história da modalidade em nossa cidade. Vamos tirar da memória e colocar as informações no papel.

Um comentário:

Anônimo disse...

Quando de minha estada em Portugal durante o mestrado em Gestão Desportiva na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, tive uma longa proximidade com o gabinete de sociologia do desporto, onde pude conhecer vários nomes da sociologia do desporto mundial, que em seus trabalhos fazem relação entre sociologia e história para estudar esse fenomeno, entre eles Norbert Elias e Eric Dunning, Richard Mandell, Allan Guttman, Pierre Bourdieu entre outros.
Os estudos dos mesmos tem muito a nos dizer sobre as origens do desporto e os métodos de trabalho para tratar de estudos dessa espécie.
No Brasil, o Prof. Doutor Vitor Andrade de Mello também tem feito enormes avanços para área, com a proposição de uma revista especializada.
Em ambos os espaços é levantado a necessidade de construção de um campo específico para o estudo da história e sociologia do esporte, porque a Educação Fisica, no que diz respeito a História da Educação Física cabe outras discussões, haja vista se tratar do campo responsável pela escolarização desses fenomenos no currículo escolar e universitário, o trato pedagógico dos mesmo.
Nesse aspecto, tendo em vista a autonomia do desporto tão bem comentada por Pierre Bourdieu, Norbert Elias, Eric Dunning, Richard Mandell e outros grandes nomes ligados ao assunto, caberia a construção de um campo específico ligado aos aspectos sociológicos, históricos e antropologicos do desporto.
A esse respeito, reuni bastante material, artigos nacionais, internacionais, livros e revistas de ambos os espaços que podem vir a nos ajudar, como as obras mais preponderantes no assunto no contexto internacional.
Um abraço
Ricardo André
rico.andres@hotmail.com