quinta-feira, 8 de outubro de 2009

CINTO DE SEGURANÇA

No sábado antes do 7 de setembro, estava eu na Bom Futuro em frente ao Centro Espírita Gastão Pereira e de frente para a rua passei a observar os carros que subiam na direção da Piauí, um detalhe me chamou: as pessoas não estão utilizando o cinto de segurança. Passei então a conferir e cheguei ao seguinte resultado de 11 carros observados, em apenas dois os motoristas usavam o cinto que tanto protege em caso de colisão do veículo. Fiquei curioso com relação ao tema e agora sempre que paro em algum lugar - mesmo nos semáforos - observo os passantes e presto atenção no detalhe do cinto. Incrível como não se usa mais o cinto como antigamente. Outra... o cinto não é obrigatório para policiais dirigindo viaturas oficiais? Eles nunca usam. Conheço um policial que mesmo de folga e dirigindo seu carro, não faz uso do equipamento obrigatório. É a autoridade dando um tapa na cara da sociedade. A SETRAN poderia intensificar a fiscalização à respeito do cinto de segurança.

2 comentários:

Arnaldo Carvalho disse...

Conheço policiais que circulam livremente pelo bairro que mora de moto sem capacete, e ainda com a arma na cintura pra mostrar poder.
Uma cena ilária, ridicula, mas é a realidade.
Infelismente.

Anônimo disse...

O problema é de legitimidade. "Não aceito essa Lei". A sensação de insegurança é muito grande. O policial não pode dar segurança a alguém se sente seguro. (Se tudo que está previsto fosse cumprido, o que seria de nós, sociedade, se justificássemos tudo com a frase "Está na Lei!", sem questionar.
Deveria ser uma prerrogativa dos policiais a não utilização do cinto de segurança, pois o uso compromete o desempenho da função.

No Rio, quando morreram policiais em helicópteros alvejados por cidadãos, excluídos, marginalizados, é que pensaram em helicópteros blindados. Não espere acontecer o pior a um policial. Não facilite, não exponha a vida de outro cidadão (policial), que foi treinado para realizar uma função extremamente complexa, que sobre ele caem as mazelas da sociedade...
"Não usar o cinto de segurança em viaturas não é uma demonstração de poder sem controle, de desrespeito às leis. E sim, de segurança pessoal. "Dar exemplo", nesse caso, pode (existe possibilidade) significar morte. Questionem outros assunto."