domingo, 4 de outubro de 2009

MERCEDES SOSA



Música: Obrigado à vida
Autora: Violeta Parra
Obrigado à vida que me tem dado tanto deu-me dois olhos que,
quando os abro perfeitamente distingo o preto do brancoe no alto céu,
o seu fundo estrelado e nas multidões, o homem que eu amo.
Obrigado à vida que me tem dado tanto deu-me o ouvido que,
em toda a amplitude, grava, noite e dia, grilos e canários
martelos, turbinas, latidos, chuviscos e a voz tão terna do meu bem amado.
Obrigado à vida que me tem dado tanto deu-me o som e o abecedário e,
com ele, as palavras com que penso e falo mãe, amigo, irmão e luz
iluminando a rota da alma de quem estou amando.
Obrigado à vida que me tem dado tanto deu-me a marcha dos meus pés
cansados com eles andei por cidades e charcos, praias e desertos,
montanhas e planícies pela tua casa, tua rua e teu pátio.
Obrigado à vida que me tem dado tanto deu-me o coração que todo se agita
quando vejo o fruto do cérebro humano, quando vejo o bem tão longe do mal,
quando vejo no fundo do teus olhos claros.
Obrigado à vida que me tem dado tanto deu-me o riso e deu-me
o pranto assim eu distingo a felicidade da tristeza,
os dois materiais de que é feito o meu canto e o canto de todos,
que é o meu próprio canto
Obrigado à Vida
Obrigado à Vida
Obrigado à Vida
Obrigado à Vida
Uma homenagem à música latino-americana e a uma de suas maiores intérpretes.

5 comentários:

BLOGUEIRO DE IMPERATRIZ disse...

Perdemos todos

Pelos nossos ouvidos e sentimentos, La Negra permanecerá eternamente entre nós.
Quantas caminhadas fizemos, embalando nossos sonhos, embebidos na tua voz?
Tempos de encontro de jovens, de JOC, de MCC e até início de MST, quando das (boas) invasões, sua voz na madrugada, era mais que um canto.
Mercedes. Ah! Mercedes.

Blogueiro de Imperatriz
blogueirodeimperatriz@gmail.com

Carlos Leen Santiago disse...

Ola Prof Isnande:
Uma perda e tanto para a música latino americana. Cresci ouvindo Mercedes Sossa e suas musicas possuem um significado pra mim que vai além até mesmo da militância politica.
aproveito o ensejo para convidar-lhe a visitar o site www.pracadacultura.com que trata de questões da nossa cultura local. Em breve mais novidades com relaçao a ele...

Isnande Barros disse...

Muito grato pela dica, Leen. Estou olhando o sítio e vou comentar e linkar.
Abraço.

Pois é Blogueiro da Imperoza, meu sentimento de perda é grande também. Mercedes embalou nossos sonhos de juventude, com sua música engajada, com suas posições em defesa da América Latina.
Nós perdemos e o céu deve ter feito uma grande festa em sua homenagem.
Abraço.

André Santos disse...

Mercedes cantou e encantou de sonhos e poesia pessoas na América Latina e pelo mundo afora. Uma figura ímpar na arte musical que agora deixa saudades e muita coisa bonita para ser cantada e ouvida.

L. S. D. disse...

Moço, quando eu trabalhei como educador do PETI (na verdade, no treinamento para tal) sempre havia as místicas em que cantávamos Mercedes Sosa e Beth Carvalho no auditório da SEDES. "Eu só peço a Deus que a vida não me seja indeferente". Pra mim, que tinha acabado de entrar na universidade, aquilo arrepiava.