quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Fim do Sonho

Ontem enquanto escrevia a nota sobre o papel do PT no Senado Federal diante da crise ética e moral que abala aquela casa, eu tomei a decisão de abandonar a luta partidária. Da minha decisão, tinha conhecimento apenas minha esposa, então no final da tarde de hoje tomei a iniciativa de comunicar por e-mail os demais companheiros de partido.
Uma decisão difícil de ser tomada, pois o meu partido foi meu norte ideológico durante muito tempo. Confesso que senti um grande alívio depois do envio do e-mail, pois minha angústia era muito grande. A cúpula partidária me envergonha. Continuarei na luta por uma sociedade mais fraterna e justa, mas a trincheira será a universidade, a juventude e os futuros profissionais da educação.

19 comentários:

Anônimo disse...

Té que enfim você tomou uma decisão coerente. Afinal vc não está mesmo afinado a partidos, é o que se chamava na linguagem de esquerda, um "porra louca", anarquista, o popular "metralhadora giratória".
Fingido e dissimulado, jamais teria sucesso eleitoralmente, só conseguiu ser presidente do PT por pura falat de pessoas que queiram carregar esse destroçado partido aqui na city.
Boa sorte na sua nova trajetória de "sem partido" (Arnaldo Monteiro).

WILSONLEITE disse...

Caro Marcos Franco,

Sabemos que será de grande valia a priorização de outras trincheiras das batalhas políticas "a trincheira será a universidade, a juventude e os futuros profissionais da educação", mais o abandono do fronte partidário de um revolucionário é a principal vitória da direita. Sabemos também que todos precisam de um tempo para refletir, assimilar e ver em que momento caiu nesse sono até que acordou desse pesadelo que foi a guinada do PT para a direita e perceber que ainda há e sempre surgirão novas alternativas.

Anônimo disse...

Isnande estou solidária com vc. Fiquei emocionado e reflexiva com suas palavras. Tenho certeza de que encontrará um partido que possa sonhar novamente.
Mariana

Adeilson disse...

Olha professor,Esse Arnaldo ai de cima é laranja chupada da corja...apaga esse post dele ai que pessoas como eu, sérias,não precisamos ficar lendo essas baboseiras desse laranjas chupadas.
Escuta mestre,já ouvi aqui um borburinho de comemoração,parece que tens uma importância para esse povo que nem imaginas.
Muita força mestre.

Wsclay disse...

Olha Isnande, respeito sua decisão, mas acho que ela tem que ser melhor repensada, afinal de contas o que vai acontecer se os bons e que defendem a forma correta de se fazer política se ausentarem? Tudo ficará nas mãos dos crápulas e sangues-sugas do dinheiro e da vida do povo.

Essa problemática toda envolvendo o PT e Sarney em nome da governabilidade foi vivenciada por todos nós, guardadas as devidas proporções, no plano municipal, quando Jomar cometeu o erro de fazer concessões e acolher raposas da política par ater condições de governar.

Foi um erro como está sendo um erro do Lula? Sim. Foi. Mas isso nos deu experiência e nos calejou para futuras situações. Qualquer partido que chegar ao poder tem que negociar com a raposa bigoduda. Para isso acabar, o povo tem que ter consciêncoa de lhes tirar os mandatos, o que eu espero que ocorra na próxima eleição.

Simone disse...

Parabéns Professor!!
Isso chamo de ética e acima de tudo dignidade.
Continue com esse blog maravilhoso, tá?!!
Visita-lo virou minha rotina.RS RS!

Leia sempre:
Salmos 119:98-100:- “Tu, pelos teus mandamentos, me fazes mais sábio que meus inimigos, pois estão sempre comigo. Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque medito nos teus testemunhos. Sou mais prudente do que os velhos, porque guardo os teus preceitos.”

Abraço.

Reginaldo disse...

Caro Wsclay, "raposa bigoduda" já estava com a corda no pescoço e o Lula a salvou. Se o processo fosse levado à frente, se o PT não a tivesse socorrido, provavelmente os próximos presidentes não tivessem que negociar com ela.
São atitudes covardes como esta tomada pelo Presidente Lula e o PT que faz com que polícos como Sarney se mantenha por tanto tempo no poder. Jogar a culpa no povo é incoerencia, uma vez que o povo acredita no Lula e o Lula diz que Sarney é um político honesto.
O certo é que nunca mais vou levar a sério o nosso presidente, pois ele se igualou à ralé política do país entre Sarney, Lula e Collor não há mais nenhuma diferença. Aliás há sim, Sarney e Collor não tiveram a história de luta de Lula. Lula por sua biografia, consegue ser muito mais inescrupuloso que Collor e Sarney juntos.

Reginaldo

justinofilho disse...

falei para voce varias sobre o sacrificio que voce teve que fazer e nunca foi reconhecido por esses que mandam os chamados caciques do pt agora e hora de tocar a vida para frente e seja feliz com voce mesmo e sua familia.um abraço justinofilho

Paulo Maciel disse...

caro ISNANDE, meu amigo, essa é realmente uma decisao delicada que requer profunda análise nos seus diversos aspectos, visto que o PT na sua vida, nas nossas vidas, tem uma representatividade que vai além da dimensão política partidária, esse partido faz parte da formação crítico-social da nossa história. Contudo, entendo e compartilho de sua indignação em repudiar as ações governistas eleitoreiras acionadas por cima, sem nenhuma discussao com a base petista que representa a maioria absoluta do PT. Vc é um militante político-social importante em nosso meio, expressa o gosto pela política, entente do leriado... será que vai conseguir ficar sem um partido? e ai, vai pra onde? o PT ta contraditório, isso é pura verdade, mas qual seria alternativa? ... no mais meu caro amigo e colega de sonhos e profissão, estamos juntos nas velhas e novas lutas...

PAULO MACIEL

Wsclay disse...

Caro Reginaldo. Sabemos muito bem que Lula e o PT já estavam propensos a abandonar Sarney, mas que um esquema fortíssimo de chantagens e "otras cositas más" foi usado pela raposa bigoduda para conseguir se segurar na barba do Lula.

Ou você acha que alguém consegue se manter no poder por tanto tempo à toa?

Danilson disse...

Isnande, Acredito que tomar essa decisão foi muito difícil, pois todos sabemos do amor que você alentava por esse partido e seus esquecidos ideais de igualde e justiça. Mas saiba, foi a decisão mais acertada. Para fazer política de forma responsável não é necessário estar atrelado a siglas partidárias. Parabéns!

Meceno Neto disse...

Como diria shakspeare "ou você controla seus atos ou será controlado por eles" espero que tenha sido uma decisão bem pensada, pois , apesar da minha insatisfação com o PT eu sempre vi vc como uma pessoa que tem a cara desse partido. se ainda existir chances de ficar no PT fique e ao invés de enfraquecer use esse movento para se fortalecer e conseguir ecoar sua voz para conquistar mais pessoas para o seu partido que queiram uma realidade melhor e não apenas se locupletarem às custas do voto do povo. ao Sr. Arnado Monteiro eu digo, lembre-se de que o universo é ciclico e tudo que vc desejar de mal a alguem voltará para vc cuide-se e que Deus te proteja.
Isande força e fé não desista mude o PT!!!

Reginaldo disse...

Caro Wsklay,

se você mesmo reconhece que o Lula tem rabo preso ao ponto de seder às chantagens de Sarney, acho que essa nossa discussão não tem sentido.

Reginaldo

Wsclay disse...

O xis da questão não é ter rabo preso. O PMDB é o maior partido do Brasil. Só que é uma legenda de aluguel. Assim como serve ao Lula hoje, pode servir ao PSDB amanhã. Tudo depende da conveniência deles.

É desse tipo de chantagem que estou falando. Além disso, eles te o presidente da Câmara e do Senado. Dividido em dois grupos principais (Sarney/Renan e Michel Temer) o grupo do Michel Temer já é naturalmente pró PSDB, portanto, qualquer vacilo do Lula e o fim do mandato dele vai ser marcado pela total ingovernabilidade.

É podre, mas é assim que é a política.

Reginaldo disse...

Todos nos maranhenses sabemos que Sarney vai apoiar o candidato dos Tucanos. Lá em Brasília Sarney é Lula, mas aqui no Maranhão roseana vai apoiar os tucanos. Todo mundo ta vendo que Dilma não decola. Ele não tem o menor carisma para uma candidatura desse porte. O maximo que ela conseguiria na politica seria uma vaga no senado e olha lá. Não sei de onde os PTistas da cupula tiraram a idéia de que Dilma conseguirá votos para presidenta. Por mais que Lula tente, ele não vai conseguir alavancar sua candidata, pois ela é sem sal, tem um certo ar de antipática e uma certa arrogancia. Isso pode até não ser relevante no campo prático da administração, mas faz toda a diferença numa campanha eleitoral.
Sarney sabe disso, e mesmo que não soubesse, apoiar todos os candidatos com chances de vitória foi e sempre será a tática da família Sarney.

Carlos Leen Santiago disse...

Um velho barbudo, no século XIX já dizia: as pessoas não são aquilo que dizem ser, mas aquilo que são na prática. A frase não é bem essa, a citação é mambembe, mas a idéia é essa. Não adianta o PT dizer que ainda é socialista. O partido virou uma máquina eleitoral social-democrata – e olhe lá. Não adianta o Serra dizer que ele é social-democrata; porque o partido dele foi responsável por um governo ultraliberal e privatista.

Wsclay disse...

Eu conheço outra frase. Se quer conhecer alguém, dê poder a ele. Isso vale para pessoas e partidos. O poder tem encruzinhadas morais, éticas e estratégicas em que o último constantemente põe à prova os outros. Só dá para saber efetivamente o que um partido defende a partir do momento em que ele assume o poder.

O PT há muito não é socialista. Ponto final. é um partido de centroesquerda. Isso por que só existem partidos de esquerda/socialistas enquanto eles não assumem o poder.

Carlos Leen Santiago disse...

Caro Wsclay:
Não adinta sermos determinista e batermos o martelo quando se trata de Politica. As possibilidades historicas de um governo que responda minimamente ao conjunto dos anseios do povo ainda é possivel.
Senão acreitarmos nisso, ficaremos como alguns hoje em dia . frustrados, decretando fim de um sonho.Sonho esse potencialmente possivel de ser realizado.

Professor Jorge disse...

Isnande. Seu discurso o aproxima do Paciente Inglês (do filme). Seu sonho acabou. Porque já estava minado há muito. Lembra quando no Blog você vivia passando a mão na cabeça grande do Bastião e eu lhe dizia: "presidente, presidente!"?

Bem, para mim não foi surpresa. Já esperava algo assim. O amigo estava só esperando a deixa. Aproveita essa.

Mas para mim você é um esquerdista nobre.