terça-feira, 18 de agosto de 2009

DIÁRIAS

Um dos frequentadores do blogue me questionou sobre o montante de recursos recebidos pela Câmara Municipal de Imperatriz - já que ele teria ouvido falar em 700.000,00 Reais mensais. Eu não sabia e fui à fonte, e um funcionário de carreira da CMI me falou que o recurso repassado mensalmente pelo poder público municipal chega na verdade a 740.000,00 Reais. Eu me espantei. Custa muito caro aos cofres públicos a manutenção do legislativo. Vereadores, pessoal, encargos sociais e manutenção.
O referido funcionário ainda me deu uma deixa: professor, investigue a concessão de diárias aos vereadores. A coisa anda frouxa, pois tem vereador recebendo diária sem sair da cidade. Vereadores, com a palavra.

15 comentários:

WILSONLEITE disse...

Professor,

A legislação determina um repasse de 7% sobre a RCL-Receita Corrente Líquida(todas as receitas - as deduções), que deve ser repassado até o da 20 de cada mês. Pelo montante repassado se vê o quanto de recurso corre nos cofres do município, muito desses mal gastos, e as economias tão divulgados pelo governo provem da não aplicação com as funções de saúde e educação.
Gostaria de ver no site da câmara as respectivos ATOS de concessão de diários e/ou proventos, para que possamos acompanhar melhor a aplicação desses recursos. Pois, não se admite mais ATOS secretos, já chegam os que foram descobertos.

Blog de Imperatriz disse...

Isnande,

Essa questão de diária é simples. Ainda que o vereador saísse do muncípio. Saiu por que? Para defender os interesses do município é que não foi. A Câmara que é o local de trabalho, todos sabem, fica bem alí na Simplicípio Moreira.

Roberto Mariano
ref.mariano@gmail.com

Evangelista disse...

É por esssas e outras que os vereadores ficam calados diante dos desmandos praticados pelo prefeito, pois não querem perder a bocada.

Fernando disse...

Por falar em vereadores, dizem que Chagão do Açougue, entrou com o pedido, junto ao presidente Hamilton Miranda, de uma TRIBU POPULAR, onde os grevistas da Receita Municipal poderiam expor os problemas daquela categoria no Plenário da Câmara.
Na hora H, o velho trator Hamilton Miranda simplesmente ignorou o regimento da casa e negou de forma ditatoresca o pedido do seu colega Chagão do PT e, conseguentemente dos grevistas.
Para piorar, o vereador Joel Costa pegou o microfone e deceu o pau nos grevistas, dizendo que a greve era ilegal e abusiva, além de insinuar que os servidores eram corruptos.
Os servidores simplesmente levantaram e sairam do plenario, deixando o nobre vereador falando sozinho.
Os vereadores ainda tentaram desqualificar a atitude dos grevistas como desrespeitosa, mas queriam o quê? Os servidores foram à Câmara na tentativa de serem ouvidos, no entanto, foram duramente barrados pelo presidente e ainda levaram um pito do vereador mais puxador de saco da história.

Pereira disse...

o TRATOR Hamilton Miranda atropelou os funcionários da Receita Municipal e Chagão do PT. O fato ocorreu hoje (18/08) quando o presidente da câmara negou uma solicitação dos funcionários para a realização de uma audiencia para tratar dos motivos da greve na Receita.
O vereador JOEL GO$TA tomou a palavra e começou a defender o governo, bradando que o prefeito não reconhece a legalidade da greve. Revoltados, os servidores abandonaram a plenária da câmara deixando o vereador Joel Costa falando sozinho.

Leandro disse...

Talvez seja por isso que a maioria dos vereadores não apuram as denuncias feitas contra o prefeito. Afinal estão recebendo muito bem para ficarem calados.

Natalia disse...

Hoje fui com meu namorado la na camara de vereadores de Imperatriz e descobri que aquilo lá é a maior comédia. Durante uma audiencia com os taxistas e os funcionarios da prefeitura que estavam em greve, os vereadores ficaram lá falando sobre o sexo dos anjos. O pastor Luis Gonçalves ficou quase meia hora explicando como se recuperou de sua doença, o Roma fazia um discurso inflamado sobre a importancia de uma audiencia com os representantes aa Caema e foi aparteado pelo presidente Hamilton Miranda, que o informou de que o a reunião já tinha sido resolvido vários dias antes. Chagão teve seus pedidos negados pelo Presidente da Mesa e começou a esbravejar: Ditador! Fidel Castro!
O único com discurso coerente é Edmilson Sanches, mas a gente nota que o nível de seu debate está muito acima do de seus colegas que aliás foram alfinetados constantementes por Sanches que insinuou que seus mesmos não tem compromisso com o discurso, pois só falam, falam mas não tomam providências. Não fazem encaminhamento das sua proprias propostas.
Deve ser por isso que o prefeito diz que os vereadores so falam merda.

Adriano disse...

A prefeitura de Imperatriz tem muitos recursos. Infelizmente o dinheiro público está sendo utilizado para comprar vereadores, a mídia e pagar alto salários aos secretários e seus parentes e a nomeação de cabos eleitorais babões.
Enquanto isso, os servidores estão fazendo greve pois ganham um salário de fome.

Leandro disse...

Quase um milhão de reais gastos com mordomias inúteis. Nâo vejo onde a câmara possa aplicar tanto dinheiro.
É uma vergonha para nossa cidade ver tanto dinheiro descendo pelo ralo, já que a grande maioria dos vereadores não tem a menor capacidade de representar o povo.

Jonas disse...

Acho que este espaço concedido pelo professor Isnande Barros caracteriza de forma simplificada o conceito basilar nas democracias modernas que é o direito de manifestar livremente opiniões, idéias e pensamentos. Dentro deste conceito seria de grande valia se o parlamento local se espelhasse neste exemplo em detrimento do episódio ocorrido hoje (19/08) no plenário da câmara, onde fora podado de forma injustificada e mesquinha a oportunidade, através de tribuna pública, de uma classe poder argüir sobre os reais motivos acerca do movimento grevista deflagrado por estes. Sendo que atitudes como esta mancham a imagem daquela nobre casa legislativa, pois fica subentendido que assuntos que não dizem respeito a interesses individuais são pisoteados e rechaçados como se nada valessem e ainda somando-se a isto retóricas apaixonadas e corporativistas que ferem de morte qualquer intento pertinente ao simples exercício da liberdade de expressão e o direito de resposta de uma demanda proletária que ostenta somente condições no mínimo justas de trabalho e que naquele momento solicitava apenas serem ouvidos e terem sua causa colocada em pauta para debate. Fico triste, pois a mesma chaga da intransigência, intolerância e rigidez que acomete o executivo se estende para parte do legislativo. Cabe agora a opinião pública repensar sobre o verdadeiro papel de nossos representantes e os motivos escusos que fazem calar a voz daqueles que clamam por justiça.

PINHEIROFOTO disse...

Esta Camara atual esta sendo conciderada pela maioria da população de Imperatriz, como uma das mas atuantes na historia do Legislativo mirim da nossa cidade. Pesquisa feita em Julho,no final do primeiro periodo, apontou que a população apoia o trabalho dos atuais vereadores com 78%,isto mostra o excelente trabalho que os mesmo fizeram, a pouco dias iniciou segundo periodo legislativo, e a população de Imperatriz espera que eles continue fiscalizando e cobrando para que leis sejam respeitadas, como exemplo a lei das filas,que os vereadores foram ate ao Ministerio Publico denunciar os bancos que não estavam respeitando seus clientes, nem tudo tem 100 % de apaio, isto é natural na democracia, por isto aceitavel a opinião destes que fizeram esta critica ao poder legislativo.

Misael disse...

O proprio presidente da câmara HAMILTON MIRANDA falou hoje (18/08), quando um vereador indicou a necessidade de voltarem a visitar os bairros, que as audiencias intinerantes não surtiam efeitos, pois a maioria das reivindicações feita pela população não eram atendidas, desgastando os mirins nas suas bases. Também em seu discurso o vereador EDMILSON SANCHES disse que os vereadores tem um discurso emocionado, mas que na prática não realizam nada, ficando só no "desenvolvimento vazio da política sendo que não fazem política de desenvolvimento".
Ou seja, os proprios parlamentáres admitem que a atuação da câmara é só um teatro para o povo ver, que na prática não há nenhuma atuação concreta.
Se duvidam, solicitem a fita ta lá gravado nos arquivos de 18/08/09 da câmara. Aliás o vereador Sanches ainda disse que os vereadores falam só para efeito de registro nos arguivos de video da câmara. Para ficar gravado seus discursos.
Ai vem esse PINHEIRO que todos sabem que tá na folha de pagamento sem ter feito concurso, apenas por puxasaquismo, babaovismo, falta de competencia e de profissionalismo dizer que essa é uma camara atuante.
Imperatriz tá F*** e mal paga com essa corja.

Ricardo Borba disse...

Esses vereadores são tudo babões no executivo municipal, o único que faz oposição declarada é o Chagão esse sim faz jus ao mandato concedido a ele os outros ficam lá tentando a todo custo esconder as falcatruas da governo madeira. E os grevistas que nao tiveram nem a oportunidade de serem recebidos por uma comissão. Mas a atual administração só sabe ir pra mídia dizer que a greve é ilegal. E o salário de miséria será que é legal? 300 reais de salário base... É uma piada mesmo. Tentam de todos os meios e formas desestabilizar o movimento ao invés de sentarem pra discutir..

MAGNO SIQUEIRA disse...

Caro Pinheiro,

A cada dia me surpreendo com você se destacando em escala crescente na condição de repórter fotográfico, ou seja: não simplesmente falando pelas lentes de sua Câmera profissional, mas também em palavras, e principalmente na defesa do patrão, equilibradamente, rs.
Sobre a seção em desteque, em que HM sessou o direito da tribuna popular, de fato foi um equivoco, mas não se pode cobrar tanto assim de alguem que apesar de ter sido por algumas vezes presidente do PSDB/itz, mas não tem costume e malicia democrárica de lidar com pessoas. Reconheço aqui, seu tremendo esforço pra isso. E seu dúvida, esta legislatura tem de fato se destacado junto a opinião pública dedicamente frente a algumas bandeiras de toda a cidade.
incoerente portanto foi, Changon afirmar que HM é um ditador igualmente Fidel, sendo que seu partido mantem apoio incondicional ao lider comunista fidel, como também a incoerencia de HM dize que sentiu-se orgulhoso por ser comparado com Fidel, o PSDB não cansa de destilhar veneno sobre o regime da ilha rebelde.
Mas, é apenas 8 meses, esperem que vem mais por ai.
Abraços.

José Edson disse...

Caro Isnand, que comentar o comentário do "Fotógrafo" Pinheiro.
Até quando você vai querer defender o HM rapá??? Você deve defender sim, seu emprego e com honra, fazendo de forma coerente a sua profissão. Mas, vamos parar de puxar saco dele. Sei que nem te paga bem. Poxa, vamos dá a Cesar o que é de César....