quarta-feira, 11 de novembro de 2009

PRAIA DO CACAU

No feriado de finados decidi aproveitar para dar uma voltinha na Praia do Cacau, já que, como o período de veraneio já se encerrou, com certeza lá estaria bem calmo e agradável. Apenas algumas barracas ainda se aventuravam a continuar abertas vendendo o seu peixe, muito gostoso por sinal. Nesse meu passeio pude fazer duas constatações:
1 - Como o nosso rio Tocantins é lindo;
2 - Como o nosso povo é mal educado e a Secretaria de Meio Ambiente é inoperante.
Afirmo isso por que, ao contrário do que foi amplamente divulgado na mídia, ainda há muito lixo por lá. Uma coisa que me deixou chocado foi a quantidade de baganas de cigarro dentro da água, no fundo rio, na parte rasa. Eram centenas. Aquilo era de partir o coração. Sacos plásticos, palha e madeira queimadas na areia. Um absurdo total. Um desrespeito a um rio que tanta coisa boa trás para Imperatriz.
Outro absurdo que presenciei foi naquele estacionamento improvisado na beira do rio, coberto de palha. Para não ter que desmanchá-lo, as pessoas simplesmente puseram fogo nele. Pura e simplesmente. A pessoa se aproveita do rio, ganha dinheiro e depois não tem o mínimo respeito para com aquilo que garantiu o seu sustento por um bom período. É muita ingratidão para com o nosso sofrido Tocantins.
Coroando tudo isso está a inoperância da Secretaria de Meio Ambiente, que pelo visto não cobra, não fiscaliza e nem ao menos limpa. Algo precisa ser feito. Eu estou fazendo a minha parte e espero que as autoridades façam a limpeza necessária ainda este ano e impeçam que o rio possa ser tão agredido no ano que vem, mesmo após o término do período de veraneio.
Da lavra de Wsclay Oliveira.

Nenhum comentário: