quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

FUTEBOL PROFISSIONAL

Estive ontem na Câmara de Vereadores e presenciei uma sessão ordinária, onde os vereadores Rildo Amaral e Buzuca apresentaram projeto à Câmara Municipal de Imperatriz solicitando ao poder executivo a liberação de 100.000 Reais para os clubes de futebol profissional de nosa cidade, que seriam assim divididos: ao Imperatriz caberia a quantia de 75.000 reais e ao JV Lideral a cota 25.000 reais. A intenção é excelente, a boa vontade é grande. A grana nem tanto. Sanches se posicionou contra, em função das dificuldades financeiras observadas no início da gestão tucana, já o eterno líder Joel Costa se posionou contrário à proposta apresentada, sob a alegação de que não existem recursos previstos no orçamento com essa finalidade. Tomou uma vaia tremenda, vinda da galeria, onde se concentravam os desportistas, dirigentes e a imprensa esportiva. E você se fosse prefeito, colocaria dinheiro no futebol profissional de nossa cidade?

5 comentários:

PSTU - Imperatriz disse...

Professor Isnande, a principal argumentação dos "nobres" vereadores de que não há dotação orçamentária prevista e de outros defensores do governo tucano de que é um clube privado, e ainda que há outras prioridades não passa do cumprimento do dever deles de submissão ao governo.
Todas essas questões poderiam ser equacionadas com negociações e seguindo a legislação para não cair e crime de improbidade administrativa, claro que, o esporte não é e dificilmente será prioridade - basta ver a "invasão" do Barjonas Lobão.

Numa administração socialista, não só educação, saúde, emprego e infraestrutura pode ser prioridade. O incentivo e o apoio ao esporte são fundamental para levar aos trabalhadores também momentos de lazer e diversão, como vimos em tempos no estádio municipal.

Com certeza, buscaríamos formas - não necessáriamente dinheiro - dentro das limitações financeiras para tornar nosso time um verdadeiro "CAVALO DE AÇO", imbatível para levar alegria ao nosso povo trabalhador de Imperatriz.

Wilson Leite

Casanova disse...

Olá Isnande
Nossa cidade tem outra prioridade. A medida é populista e política. Temos tantas necessidades. Isso não deveria ser discutido agora.
Até por que o presidente de um dos times estava como deputado e ele deveria ter ajudado o time que preside.
Pelo visto nossa camara não mudou os hábitos que foram herdados do ex prefeito Ildon

PSTU - Imperatriz disse...

O vínculo patriarcal de financiamento sempre existiu - veja o caso do time vitorioso do Rui Barbosa - que sempre conseguiu algum apoio do poder público. Sou contra isso, mais num momento em as empresas não vêem lucro, por isso não interessa, o poder público precisa reconhecer um processo de transição até que esse vínculo “umbilical” seja cortado definitivamente.
Claro que é mais cômodo afirmar que não há recursos e pronto!

Wilson Leite

Fernando Cunha disse...

Mas nunca... Eles não são profissionais, então que se virem.

L. S. D. disse...

É ilegal, populista e dotada de interesse meramente político esta intenção dos vereadosres de imperatriz. Intenção apenas, porque não cabe ao legislativo postar-se como Secretaria de Esporte do Município.

Isso caberia ao próprio município. Mas apenas caberia, já que é no mínimo "anormal" transferir verbas avultantes para "desterminadas" estintades particulares, clubes profissionais de futebol (o esporte resume-se so futebol?) que no mínimo deve ter uma diretoria competente para buscar patrocício onde realmente os grandes clubes buscam, a iniciativa privada.

O poder público não pode privilegiar "A" ou "B", mas o esporte como um todo, e nós, os esportitas amadores, em particular. "Sim" a mais áreas de esporte de lazer para todos. "Não" à intenção de doar o dinheiro público a determinadas instituições privadas.