quinta-feira, 28 de maio de 2009

BICICROSS

Definitivamente acabaram com a pista de Bicicross da cidade.
Ela que chegou a ser uma das mais movimentadas do Brasil, com competições locais, estaduais e nacionais. Ela que revelou Esmerahdson de Pinho para o mundo como o maior atleta da modalidade em nossa cidade; Campeão brasileiro em várias categorias, ele que levou o nome da cidade para vários mundiais que disputou com "mãetrocínio" da professora Mary de Pinho.
As máquinas que por lá circulam - não mais para melhorar a pista - são os tratores, caminhões e caçambas da SINFRA. Uma pena. Uma lástima.
Nos finais de tarde, pelo menos 30 crianças se aventuravam diariamente nos obstáculos da velha pista. Tudo passado, tudo acabado. Morreu a última esperança do Bicicross de Imperatriz voltar aos bons tempos. De onde partiu essa idéia?

3 comentários:

Anônimo disse...

O que desse fato se constata é que mais uma vez torna-se concreto o fato das políticas públicas voltadas ao esporte e lazer estarem a padecer de problemas de ordem conceitual e no plano operacional.
O esporte e o lazer não são mais os mesmos de 40 anos atrás, eles mudaram porque o mundo mudou, a sociedade se complexificou e nesta dinamica o esporte e o lazer, que são cada vez mais plurais e polissêmicos, que se materializam em socidades que são de muitas formas.
Pena é perceber que o Estado e suas políticas públicas voltadas ao esporte e o lazer não acompanham essas mutações com a mesma velocidade, uma realidade que se manifesta também em várias outras cidades do Brasil.
Em tempos de transformações da política é uma emergência que se materializem alternativas nas pastas do esporte e lazer que ainda se encontram sob a gestão de quem nada ou pouco entende do esporte e lazer, das suas transformações no mundo contemporâneo.
Prof. Ricardo André - rico.andres@hotmail.com
Professor de Educação Física
Mestre em Gestão Desportiva pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.

Unknown disse...

infelizmente aconteceu isso com a nossa querida pista de bicicross, e nada pode fazer a respeito, "venho aqui primeiramente como cidadao imperatrizense, pois nascie e mi criei em Imperatriz e como um representante das causas esportivas, pois nossa cidade esta carente. realmente nao temos areas de lazer.e como um grande adebito do bicicross.
pois sou um piloto de bicicross e dos bons digamos de passagem sem querer me gabar. realmente o fato ocorrido e lamentavel "indiguinatente revoltante" estou me contendo aqui mais é mais forte do que eu, acho que falo por todos,
quand digo maldito dia em que votei no Sebastiao Madeira.. ludibriado como muitos dos meus conterraneos. lembrome muito bem de sua campanha ele apoiando o bicicross,em um de seus horarios puliticos. vou tenta fazer um breve relato da historia, eu engrecei no bicicross os 14 anos hoje tenho 22 anos ao logo deses 8 anos venho lutando por a nossa querida pista junto com os meus colegas, pois como vcs mesmo sabem,a muito tempo o nosso centro esportivo a Sedel nao vem recebendo a devida atença merecida e ao logo de todo esse tempo entra prefeito sai prefeito e nada foi feito, quem estava mantendo a pista era nois mesmo os pilotos nois que compramos o barro com as nossas "vaquinhas" rsrsr para as devidas reformas que desejavamos em busca de melhora a qualidade de nossa pista,e a mao de obra sempre foi a nossa mesmo eu posso afirma isso pois ja deramei muito suor na manuteçao daquela pista isso por que amo o bicicross. ao longo de todo esse tempo posso afirma que a unica modalida esportiva que ainda se praticava no Fiqueninho era o Bicicross. "relato o dia mais triste da minha Vida" como de costume todos nois iamaos treinar nois os proficionais e os diversos inciantes que sempre aparecia por la diariamente estava em minha casa dando um grau na bike antes de ir por treino, cheguei cedo como de costume sempre fui um dos primeiros a chegar, quando eu me deparo com aquilo nao consigo acreditar fiko estatico ou ver aquilo a nossa pista reduzida a nada simplismente um terreno plano
ainda nao acreditando no que os meus olhos estavam vendo decie do gate e fui ate onde ficava o primeiro obstaculo, meus amigos nao tenho vergonha de confessar nao lagrimas deceram do meu rosto.
indiguinado fui atraz de uma explicaçao com o secretario poiz nem ao menos isso tinha cido declarado que iria ocorer a demoliçao da nossa pista, no dito popular mesmo fui, tudo nas intocas na calada da noite procuramos o secretario de esporte varias veses mais nunca chegavamos a nada o tempo foi passando ai foi ficando por isso mesmo hoje me sinto com as maos atadas mais do que qualquer um de vcs meus conterraneos, pois estou na Italia Milano, mais antes de vir pra car ainda vie muito dos meus amigos cairem na malandragem, er meus senhores pra que o espanto isso é as consequecias ao destruirem a nossa pista vcs levaram juntos os sonhos de muitos jovens imperatrizese, pois creio que nao er preciso citar o que o esporte representa na vida de uma pessoa.
gostaria muito se fosse possivel fazer alguma coisa a respeito.
pois nunca irei desistir assim que volta irei retomar a minha Luta, em busca de uma nova pista.
acho bom resaltar o quanto o bicicross vem crecendo em todo Mundo esporte Olimpico..
so pra desabafa que Madeira pra decer assim nao vai nao ainda esta atravesado na minha garganta. OHH seu FDP nunca mais ganha um voto meu, Açailandia por ex: o prefeito opoia o esporte. by me despeço de vcs aqui Ass: Daniel de Oliveira Alcaras

Anônimo disse...

No dia 06 de Maio, aconteceu a tão esperada etapa inicial da competição de Bicicross açailandense que tem movimentado todo o estado bem como as cidades visinhas, a I Etapa do Campeonato Açailandense de Bicicross Ildemar Gonçalves contou com media de 100 pilotos representado os estados do Maranhão, Para e Tocantins, com varias cidades entre elas: Parauopebas e Canaã do Estado do Pará, Araguaina do Tocantins, Imperatriz e São Luis do Maranhão. A competição foi realizada em 07 categorias com idade de 07 a 30 anos. Com grandes manobras, ultrapassagens e muitas quedas que já fazer parte deste esporte os pilotos participantes atenderam as expectativas do grande numero de torcedores e curiosos presentes. A competição é uma promoção exclusiva da Prefeitura de Açailândia através da SEDEL, Secretaria de saúde e Assessoria de comunicação. Na seqüência confira os finalistas e melhores colocados desta etapa inicial, com destaque especial para a delegação açailandense denominada “Araras voadoras” que deram um show conquistando o titulo de melhor delegação com maior numero de troféus proporcionados pelas melhores colocações.