domingo, 13 de fevereiro de 2011

PRESIDENTA???

A presidente do Brasil prefere ser chamada de "presidenta". Lendo o blogue do professor Vilson Santos, encontrei a discussão sobre o tema do tratamento que dever ser dispensado à nossa autoridade máxima. Pelo que ficou claro, a denominação presidenta não existe - o caso foi tratado de forma jocosa por especialistas na nossa língua. Leia o texto e entenda o fundamento da questão - não deixe de ler os comentários.
http://vilsonsantos.blogspot.com/2011/01/presidenta-polemica-esta-estabelecida.html

Um comentário:

Adalberto Franklin disse...

O termo "presidenta" existe, sim. É uma variante opcional a presidente, não tão utilizada ao longo da história. O dicionário Houaiss, inclusive, traz os dois verbetes (presidente e presidenta).
A questão de fundo, portanto, não é se o termo é correto (e é) ou sua existe em língua portuguesa, e sim preconceito de alguns e teimosia oposicionista de outros, em especial da grande imprensa, que prefere tentar confundir.
Lembro-me que na década de '80, o Manual da Folha de S. Paulo recomendava o uso do termo "presidenta" (quem tiver esse livrinho guardado, busque-o para conferir), mas agora, na práxis, se faz de ignorante.
Quanto ao uso ou não do termo no feminino, é facultativo, porque o termo "presidente" é comum de dois gêneros; tanto pode ser usado para indocar a dirigente mulher quanto o homem. Alguns, somente para contrariar a preferência da presidenta/e do Brasil, usam o termo mais usual. Não podem ser criminalizados por isso, nem podem contestar o feminino desse termo.