terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O PDT PERDEU O RUMO

A deputada pedetista Graça Paz não atendeu às solicitações da sociedade civil - inclusive da OAB e de vários sindicatos - e criticou o pedido de abertura da CPI do Sistema Carcerário, alegando que todos já sabem o que ocorre nas entranhas do sistema e que uma CPI contra o governo não prosperaria, em função da maioria governamental na assembleia. A postura do deputado Carlinhos Amorim, também nos faz supor uma proximidade suspeita com o Palácio dos Leões, para quem se elegeu sob o manto do cacife eleitoral "Velhinho" Jackson Lago. Com essa aproximação do PDT ao governo sarneysta, como fica o vice-prefeito de Imperatriz, que criticou de forma veemente a aproximação do prefeito Sebastião Madeira com a governadora Roseana Sarney? E agora, meu vice, você continuará oposição ou também vai aderir ao sarneysmo? Quem herdará os votos jackistas em Imperatriz, se houver uma capitulação total do PDT?

5 comentários:

Jeancarlopa.blogspot.com disse...

Companheiro Isnande Barros, a deputada Graça Paz não é contra a CPI da carceragem, mas com a experiência adquira em dois mandatos, sabe que dificilmente teremos votos de deputados governista para aprovar a CPI, esta propondo uma comissão para tentar resolver o problema do sistema carcerário, sobre o deputado Carlinhos Amorim o mesmo não se pronunciou sobre esse caso.
Sobre aproximação do PDT ao governo de Roseana isso não existe em nenhuma Hipótese, o único partido que nunca passou nos governos de sarneys, foi o PDT, até o PC do B num passado bem próximo tinha no governo Roseana ITEMAR e Secretarias, o PT do Maranhão nem se fala, esta todo comprometido com Sarney começando com a esfera nacional e passando pelo estadual, mas mesmo assim nós do PDT nunca atacamos nenhum petista ou comunista taxando de sarneysistas, sabemos das convicções de cada companheiro e temos que ter a responsabilidade de manter vivo a esperança de outro Maranhão.
Pode ficar tranqüilo companheiro Isnande Barros, nos raios brizolistas, jacksistas e pedetistas, estaremos honrando a nossa historia, o cacique eleitoral de Jackson Lago na cidade será herdado, não por discursos ou pela imagem do novo e sim quem conseguir entender o sentimos nosso tocantino de independência e valorização.

Anônimo disse...

primeiro foi o PT depois o PSDB de quebra foi o PDT.e agora o que fazer! Eu só posso falar estou fora de briga com SARNEY.

Isnande Barros disse...

Agradecido pela contribuição no debate, Jean.
Abraço, companheiro.

André Santos disse...

Da tradicional oposição ao Sarneysmo, o único partido que não tinha estado lá era o PT, que infelizmente está no governo, ressalvando o contexto que todos conhecem. Jackson Lago, por exemplo, se reelegeu prefeito de São Luís, em 2000, com o apoio da Roseana e se esta tivesse saído candidata a presidente em 2002, certamente teria apoiado Jackson para governador.
Nesse sentido, do tradicional campo anti-sarneysista, quem ainda não esteve junto com a oligarquia, agora está.
No entanto, há de se considerar algumas questões, tais como: o PT mantém parte de si firme no combate à oligarquia, mesmo o partido estando institucionalmente no governo; o PDT esteve nos últimos anos, junto com outros partidos e agentes políticos, na vanguarda do anti-sarneysmo; no PCdoB, Flávio Dino se firmou como a liderança atual para enfrentar a oligarquia.
Nesse contexto, nos partidos desse tradiconal campo há muita gente que se mantém firme na defesa de ideias e projetos que defendiam antes. Há também os que não dá pra se contar e os que são declaradamente sarneysistas ou oportunistas que sempre serão governistas.
As pessoas que não mudaram de posionamento precisam fortalecer o movimento para derrotar a oligarquia. Mas fantasiar as coisas é dar um tiro no próprio pé. Esse posicionamento do Carlinhos não me surpreende,pois ele nunca se declarou anti-Sarney, nunca enfrentou a oligarquia e além disso se elegeu com apoio de um dos braços dela.
Ele me surpreenderia se tivesse agindo contrário à forma de como está se posicionando na assembleia. E não acredito que ele surpreenderá, embora eu torça para que ele surpreenda.

Isnande Barros disse...

André Santos, sempre coerente, lúcido, claro e objetivo. Parabéns pela análise e pelo comentário seguro.
Abraço, meu companheiro.