segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

COLÉGIO MILITAR

Moradora do bairro Vila Lobão, Luciene Lucena nos enviou e-mail fazendo algumas considerações sobre a implantação do Colégio Militar no prédio onde funciona o Centro de Ensino Jonas Ribeiro. Ela denuncia a cobrança de taxa de inscrição para o processo seletivo de alunos e que não são aceitas inscrições de alunos repetentes e com baixo rendimento escolar. Ela conclui dizendo, "assim fica fácil implantar uma escola modelo, com os melhores alunos, com prédio reformado e demais investimentos prometidos. Os alunos que restarem, irão para escolas sem investimento e com as piores condições de trabalho para os professores".

7 comentários:

Chiromo disse...

Concordo com a Luciene. Com os melhores alunos, em rendimento, ica fácil ter bons índices e poucos problemas, uma vez que os estudantes mais movivados dão menos trabalho e produzem mais. É o mesmo caso do CEFET, ou IF-MA. Com o seletivo que eles realizam, fica fácil ter bons resultados no ENEM.
São processso excludentes, não resolvem o problema social da educação no Estado. É preciso encarar o problema com estudo, pesquisa e consulta a quem realmente entende do problema: Os professores e os alunos.

etevaldo lima disse...

Se a escola é pública, e já começa cobrando pra se inscrever imaginem senhores pais para poderem estudar. Como a própria mãe falou se você escolhe os melhores alunos é público e notório que será uma escola modelo, porém e uma escola excludente, pois os que naum se encaixarem nos critérios terão que procurar outras escolas. Mas nãp é privilégio só do colégio militar, pois outras escolas da rede estadual adotam a mesma política, se o aluno ficar reprovado não matricula mais. Esta é a Educação do Governo de Volta ao Trabalho (BARALHO). Alerta ao Ministério Público.

Unknown disse...

Discordo. Será que essa mãe ja parou para pensar se ela mesma não seria o problema da educação do seu filho? Ela já buscou conversar com seu filho por que ele é repetente? Será que não há algum problema na visão, algum problema dentro de casa ou motivacional que faz com que este filho não estude? É muito fácil jogar a culpa sempre no governo da cidade.

O processo seletivo é justamente pelo motivo de que nao tem como prover vagas para todas as crianças da cidade, então faz-se uma seleção para que as mais aptas, interessadas em realmente estudar, possam conseguir um ensino de qualidade e no futuro colaborar como um bom cidadão para o crescimento da cidade.

Se o seu filho não quer estudar, primeiro verifique se o problema não vem de casa. Converse com seu filho, que com certeza ele passará a ter ânimo e disposição para estudar e conseguir uma vaga no colégio militar conseguindo boa qualificação na prova de seleção.

Anônimo disse...

O posto de saude do ouro verde está fechado a dias,por falta de pagamento do aluguel o dono da casa onde funciona o posto fechou...o povo tem de vir agora ´ro sta rita que já tem uma super lotação....essa é a mudança...o aluguel ta atrasado há 4 meses...investigue
Raimundo Nonato

Meceno disse...

até onde eu sei isso é preconceito, acepção de pessoas, algo condenado pela nossa constituiçao federal. a oferta de vagas deve ser em igualde para todos. quer saber o governo cruel com quem é pobre e sem perspectivas nesse estado!

Professor Jorge disse...

Se o IF-MA (Cefet) não fizesse seletivo, quais seriam os critérios para admissão? Quem chegasse primeiro? "Peixada"? "Prefeitada ou vereadorzada"? Quem morasse nas adjacências? Façam-me o favor!!
Uma escola que se propõe de alto nível, precisa ter um quadro discente compatível. Ou não?
Não adianta somente criticar o modo de admissão da tal escola militar. É preciso trazer propostas alternativas coerentes.

Antonio disse...

Não concordo sinceramente com o que o colega acima descreveu, pois sou professor da rede Estadual e de acordo com o que a Luciene citou, é um exemplo de exclusão social que está acontecendo, visto que não se trata de criticar e sim de mostrar para a sociedade que só vai entrar nessa Escola quem for aluno exemplar em todos os aspectos. O aluno não tem nem o direito de fazer o tal seletivo se for repetente? Isso que dizer que o repetente é imcompetente pelo resto da vida