quarta-feira, 6 de outubro de 2010

A desfaçatez de Chagão

Em entrevista concedida segunda-feira, dia 04, ao Programa Imperatriz 24 Horas, o vereador Chagão, vestido com uma camisa vermelha com os dizeres “orgulho de ser PT” e vangloriado com o resultado da eleição no estado, disse que sua adesão à oligarquia Sarney se deu pela orientação do presidente Lula e afirmou que tinha juizo, não era do PT doido, no caso o PT oposto ao grupo Sarney. 
Essa postura do vereador, que já tinha decepcionado antes todo o PT de Imperatriz, exige manifestação do partido, para que as inescrupulosas artimanhas discursivas não se instaurem como verdade na cabeça do povo. 
Chagão veio para o PT depois de uma aproximação feita com o partido nas eleições de 2004 e 2006. Nesse período, ele se mostrava leal e sintonizado com o porgrama e princípios do partido. Embora vários agentes políticos conhecedores de sua atuação como vereador ligado a Davi Alves Silva alertassem o PT do risco de integrar aos seus quadros uma pessoa viciada no fisiologismo e na má política, o partido o recebeu bem, avaliando que o comportamento político que vinha apresentando, credenciava-o a ter credibilidade do PT. 
Veio a eleição de 2008. Chagão se elegeu com votação bem abaixo do que ele e muitas pessoas imagivam. Até 92% das urnas apuradas, o vereador era Aurélio, a verdadeira supresa do PT naquelas eleições. Chagão só ultrapassou Aurélio quando foram computados os votos da zona rural, conseguidos pelo deputado Valdinar Barros. Este, o verdadeiro responsável pela eleição de Chagão. No período eleitoral, Valdinar concentrou todas as suas forças para eleger Chagão. E se não fosse isso, mesmo sendo bem votado, Chagão não seria vereador.
Após eleito, a decepção: revelando uma outra face, Chagão mostrou que seu mandato seria instrumento de barganha pessoal. Vamos aos fatos:
1 – Eleito pelo PT, oposição ao PSDB, Chagão adotou na Câmara Municipal postura duvidosa em relação ao governo tucano: um dia era oposição ferrenha, no outro situação apaixonada. Algo muito estranho!
2 – Depois das eleições internas do PT, o vereador, embora convidado para todas as reuniões, nunca participou de nenhuma. Em todo vexame que passou o PT na definição de políticas de aliança para as eleições deste ano, Chagão nunca foi para dentro do partido para dizer o que pensava.
3 – O vereador faz acusação e depois diz que não disse com a mesma convicção com que disse.
4 -  Enquanto toda a militância do PT local, pelo qual Chagão se elegeu, lutava desesperadamente para que o partido não se aliasse à oligarquia Sarney, o vereador se articulava com adversários locais do PT, na ilusória tentativa de ser candidato a vice de Roseana. Notas em jornais e blogs revelaram isso, e Chagão nunca desmentiu.
5 – Quando o diretório nacional do PT fez intervenção no diretório do Maranhão e aliou a legenda à Roseana e os companheiros Manoel da Conceição, Dominigos Dutra e Terezinha Fernandes entraram em greve de fome, nenhum gesto ou palavra de solidariedade do vereador! Ele simplesmente sumiu.
6 – Quando veio a campanha de 2010, aquele que sem ele Chagão não seria vereador, o deputado Valdinar Barros, Chagão não pensou nenhuma vez – quanto mais duas – para deixar o barco de Valdinar e pular no barco de Antônio Pereira, do DEM, inimigo do PT. Será se foi orientação de Lula? Terezinha Fernandes, do PT e de Imperatriz, também não contou com o apoio do Chagão, que num primeiro momento apoiava Weverton Rocha, do PDT, e depois passou a poiar Monteiro.
E essa história de que passou a apoiar Roseana por orientação de Lula, é uma desfaçatez das mais cínicas. No próprio programa Imperatriz 24 Horas, antes de Chagão falar, o apresentador Conor Farias já havia esclarecido que essa debandada de vereadores de Imperatriz para o lado de Roseana tinha sido via articulação de Antônio Pereira, do DEM, inimigo de Lula.
Então, o PT que Chagão chama de doido é o verdadeiro Partido dos Trabalhadores, que procura seguir os princípios e coerência sempre defendidos pelo PT. Já o que é para ele o PT que tem juizo, é aquele venal, deturpado, que se rende com naturalidade ao fisiologismo e à conveniência, que desacredita a política.
Agora, ao chamar de doido praticamente todo o PT de Imperatriz, talvez por ato falho, o vereador revelou algo que certamente tem razão: quem se engana e elege como vereador uma pessoa que se revela com o perfil de Chagão, de repente pode mesmo ser chamado de doido.  André Santos, Presidente do PT de Imperatriz.

16 comentários:

Encontre Artista disse...

Isnande coloca meu blog nos teus recomendados também, sou de Açilândia e administro o blog noticias do freire, acessa e nos ajude a espandir na região.

gilberto_freire@hotmail.com

www.noticiasdofreire.tk

Agradeço pela força

Anônimo disse...

o PT que voce chama de ético e moral, será o mesmo PT que tem uma candidata a presidente do brasil, que já foi assaltante de banco, a favor do aborto e contra a liberdade de imprensa, para isnande vamos fazer comentario sem partidarismo ou voce vai perder a credibilidade. sou eleitor assidio do seu blog, mas defender o PT é querer ser o advogado das causas perdidas. um abraço

carlos castro

Adalberto Franklin disse...

André, creio que a tua indignação seja a mesma de todos os que militam com ética na política de Imperatriz. O Chagão e os demais vereadores que se entregaram a Roseana em troca de favores eleitoreiros tiveram uma resposta adequada nas urnas: não têm qualquer respaldo da população. Roseana, que teve menos de 25% dos votos em Imperatriz nas eleições de 2006, viu reduzida sua votação aqui em quase 10% (14,5%). Isso prova que o que os vereadores venderam, não conseguiram entregar, porque não são donos. Certamente, Roseana vai cobrar deles a mercadoria comprada. E a população imperatrizense vai julgá-los em 2012 por não fazerem a vontade do eleitorado da cidade, que maciçamente quer ver a família Sarney fora do governo do Estado.
Verifique-se que Roseana, Sarney Filho, Lobão e João Alberto, os representantes da oligarquia, tiveram todos péssima votação em Imperatriz.
E quanto ao Chagão, o PT que aplique nele a pena da infidelidade: a forca política, chamada expulsão.

Cleumir disse...

O José Carlos da caixa e a Francisca Primo ambos eleitos, figuraram como representantes da banda Roseanista do PT. Nesse caso, quem fechou com eles seria metade Roseanista? Ou Seria tão fisiologista quanto o Chagão?

Abraço,

Cleumir

Anônimo disse...

Esse mundo é muito complexo mesmo ou talvez seja a política em si. Os erros de hoje nos fazem lembrar o passado. É momento de condenar a postura do fraco vereador que o PT tem na câmara, que se vendeu para família Sarney e se orgulha de eleger corruptos. Mas não podemos esquecer que esse erro não é tão novo assim, elementos que não contribuiram em nada para a construção do partido foram colocadas dentro do ambiente petista na tentativa de fortalcer o governo, pessoas como Fátima Avelino, Éneas Nunes e que quando o partido saiu do poder pularam fora do barco.
Acho que é chegada a hora de rever alguns conceitos e parar de achar culpados para os próprios erros...

Wsclay disse...

Amigo Carlos Castro.

1 - Se existe liberdade de imprensa no Brasil é por causa da luta de brasileiros como a Dilma, Lula e tantos outros, muitos que inclusive deram suas vidas para que você possa experessar sua opinião em blogs hoje.

O que não pode acontecer é a manipulação que parte da imprensa, golpista, comandada por 5 ou 6 famílias, faz na tentativa desesperada de eleger seus filhotes. Lembra de 1989? Sabia que o Serra pagou milhões de reais à Editora Abril quando foi governador em contratos suspeitos para fornecer revistas de baixa qualidade para escolas paulistas?

02 - Dilma é a favor do Aborto? Compre-me um bode. Serra quando foi ministro da saúde assinou norma técnica para o SUS (Sistema Único de Saúde), ordenando regras para fazer abortos previstos em lei, até o 5º mês de gravidez. Por que, como ministro, ele não fez nada contra? Além disso, Dilma foi a única candidata a se comprometer na assembléia do CNPB (Conselho Nacional dos Pastores do Brasil) a não enviar ao legislativo projetos que tratem de temas referentes a fé e religião.

03 - Dilma assaltante de banco? Você também acreditou naquela folha criminal falsa da Falha de São Paulo? O Fernando Gabeira, queridinho do Serra sequestrou um embaixador Norte Americano e é proibido até hoje de entrar nos E.U.A. sabia?

O que acontece é que todos que lutavam contra a Ditadura eram perseguidos, difamados e tachados de "terroristas". O Zé Baixaria também. A diferença é que ele foi covarde e fugiu do Brasil, ao contrário da Dilma e de muitos outros brasileiros que não fujiram à luta.

Anônimo disse...

Meu primeiro voto foi para o Lula, e até o dia 03/10/2010 digitei 13 na urna eletrônica sempre tinha que votar pra presidente.Era um partido com o qual me identificava desde adolescente, sua ideologia me atraia, parecia ser o melhor partido no mar de corrupçao que sempre foi a política brasileira. Mas a eleição da herdeira da oligarquia com o apoio do PT nacional e venda do PT maranhense aos bandidos de bigode foram a gota d'água. Pela primeira vez na minha vida vou digitar 45 no segundo turno e vou fazer campanha para o Serra assim como fiz campanha contra a Rosengana. Esse "cidadão" Chagão (do açõugue, do PT, dos honoráveis bandidos, etc ...) é a cara do atual PT, sem ética e sem caráter. O PT que eu admirava era outro, ainda está vivo em alguns, mas esses poucos éticos que restam desistiram diante de tanta sujeira, assim como eu desisti. Será que você vai aguentar sustentar a mesma sigla partidária que esses canalhas...

Marcelo Lira

Wsclay disse...

Para mim o caso Chagão é um erro do PT, assim como foi Fátima Avelino, Enéas Nunes Rocha, Jaime da Cafeteira e tantas outras pessoas que não tinham ou não tem o menor alinhamento ideológico com o PT, mas foram trazidos para o partido para o "fortalecer".

Esta já é a segunda eleição seguida em que o PT elege vereador mas não fica com a vaga de fato.

Que o PT aprenda com esses erros, pois do contrário não adiantará chorar o leite derramado.

Ah. Só uma correção à informação dada pelo amigo Adalberto. A votação da governadora Sarney na verdade caiu 42%, já que o cálculo da queda na votação dela será feito em cima dos 25% que ela obteve em 2006, e não em cima dos 100%, que engloba todos os candidatos.

Abraço.

Anônimo disse...

WSCLAI, bom dia, não queira ser o advogado das causas perdidas, todo mundo que tem um pouco de estudo saber que todo que fala sobre dilma, lula e o PTralhas são verdades. não faça comentario por paixão partidaria, eu não voto em nenhum dos dois, mais o menos ruim é o SERRA. e verdade sim, que a dilma foi assaltante de banco e do cofre do ademar de barros. todo mundo sabe disso, menos voce?
carlos castro

Gidel disse...

"grupo é grupo, fdp é fdp!" Assim denomino as recentes campanhas políticas. Tá tudo tão trocado! Não há esquerda sem a direita do lado esquerdo... as subcoligações é que confudem o eleitorado... a democracia seria mais justa se estas não formassem tantos subgrupos, por maioria de votos o povo não escolheu os ultimos da fila. Por fim, Chagão só cumpriu tabela.


sigam-me os bons! @gidelsena
www.acontece.pro.br/blog/

SPAGHETTI disse...

Caro amigo Adré:

O discurso do PT ético, comprometido com a honestidade e com o povo começou a cair por terra a partir do mensalão e agora com os conchavos políticos costurados pelo PT em nome da “governabilidade” foi a gota d’água, não faz mais nenhum sentido. Se analisarmos o discurso do Chagão com base nas ações praticadas pelo PT atualmente, realmente ele parece ser bastante coerente em sua postura.

Os PTistas imperatrizenses é que estão sendo incoerentes em tentar lutar contra a correnteza, não reconhecendo que o PT, na conjuntura atual, não é mais nem sobra do PT defendido por você, Wsclay e tantas outras pessoas realmente comprometidas com a ética e a verdade.

Hoje, o PT é só mais um partido político como o PSDB, PMDB, PP, PPS, DEM etc. Atualmente o PT tem como maior objetivo apenas manter-se no poder, sem levar em conta seus regimentos, estatutos ou militância ou seu passado.

Em nome da governabilidade, o PT representado na pessoa de Lula está disposto a aliar-se com JUDAS ou abraçar o capeta, como fez no Maranhão.

E é por essas e outras que estou seriamente inclinado a fazer como Marcelo Lira.

Spaghetti

Antonio Filho disse...

Caro Isnande,

O Chagão é como sempre comentei aqui, é uma chaga que continua abrindo e a cada dia fede mais.
Quero no entanto comentar sobre as afirmações do Carlos Castro.
Carlos, voce deve ser daqueles que assiste o Jornal Nacional, assiste as novelas da Globo e acredita em tudo que lhe empurram ouvido a dentro.
Procure ler mais, se informar mais sobre o Golpe de 64, sobre o AI-5 e sobre todo o período da ditadura.
Mas leia fontes diferente e procure construir sua própria opinião.
Não seja mais um filhotinho da ditadura.
Sejamos justos, jamais sejamos venais.
Tanto Dilma, quanto Serra, Ulisses Guimarães, Lula, Gabeira, Edson Luis e milhares outros, lutaram bravamente contra a ditadura, no caso de Dilma, chegou a ser presa e torturada por não aceitar deletar os seus colegas de luta.
Eu aconselho a voce a assistir um documentário chamado "Além do Cidadão Kane" no site http://www.bestdocs.com.br/.
Assista e voce vai conhecer melhor sobre a mídia brasileira.
A Dilma jamais foi assaltante de banco.
Jamais foi comprovado a participação de Dilma no assalto ao cofre do padrinho de Maluf, Ademar de Barros (Tido como o político mais corrupto de sua era).
Leia, o conhecimento da verdade, te liberta desses fantasmas urbanos da mídia que te atormenta.

Antonio Filho

Fernando Cunha disse...

Isnande, esse chagão é mais um que devemos ficar vigiando seus falsos passos até 2012. Pessoas como esse cidadão não merecem ocupar uma cadeira na câmara de vereadores de Imperatriz... Ele e a turma que se venderam (ou compra mal efetuada)à governadora.

Anônimo disse...

Acredito que não há falar-se em infidelidade por parte do Vereador Chagão do PT, haja vista que o mesmo seguiu diretrizes do PT em nível nacional e estadual.

É necessário que aqueles que estão neste partido, mas que não o vêem como o de outrora, que parta para outra direção.

Agora, ficar chamando o cidadão de infiel ou coisa assim é demagogia. Pode ele ter traído o Valdinar, mas não o PT, pois está alinhado com o q pede o nacional e o estadual.

Acho que esse momento é um momento de coragem. É necessário ter a coragem de sair e procurar outros horizontes, mas não ficar isoladinho e ainda falando mal dos outros.

Silas disse...

Como é mesmo, Sr. Wscley? Leio com horror a sua afirmação:"se existe liberdade de imprensa no Brasil é por causa da luta de brasileiros como a Dilma, Lula e tantos outros, muitos que inclusive deram suas vidas para que você possa experessar (sic)sua opinião em blogs hoje." Não o conheço e não sei a sua idade, mas uma coisa eu sei: o sr. está deliberadamente escondendo que a luta de Dilma, Lula e tantos outros [da linha ideológica, especialmente da primeira, porque o segundo...]ERA PARA SUBSTITUIR A DITATURA MILITAR POR UMA OUTRA DITADURA AOS MOLDES DA CUBANA (aquela comandada pelos Castro aos quais Lula tanto respeita e defende - não se esqueça da vergonhosa atitude de Lula quanto aos grevistas de fome na ilha...}. Há liberdade de imprensa em Cuba? Há liberdade de ir e vir? O sr. já assistiu o DVD "Buena Vista Social Club" e viu o que a "democracia" cubana fez com aqueles maravilhosos artistas?
Vivi, Sr. Wscley, aqueles anos de chumbo na minha juventude. Toda ditadura – seja de direita, de centro ou de esquerda – é abominável. Se abominável foi a ditadura militar – e ela o foi – não menos abominável é a ditadura cubana que, felizmente, está caindo aos pedaços, por sua própria incapacidade operacional, junto com as pelancas dos Castro. Onde está o benefício que esse viés trouxe ao mundo? A URSS desabou, o muro de Berlim caiu (o Sr. sabia disso?), o leste europeu deu um pontapé no comunismo, a China, bem a China inventou uma coisa chamada – como é mesmo? – socialismo/comunismo de mercado e não pode ser trazida mais para ilustrar a lista dessas “democracias”... o que resta? A escolha não é lá muito edificante: Coréia do Norte com sua população MORTA DE FOME e um governo chantagista; Cuba, que todos conhecemos sua triste realidade: o “paraíso” que os cubanos sempre que podem abandonam para ir para o “inferno” do Grande Satã, os EUA (eles não vêm mais para o Brasil, porque sabem que o camarada Lula e seu PT, os mandarão de volta aos braços dos Castro – afinal eles não são “Cesare Battisti”, não é?); e, quem mais? Há tem Hugo Chavez da Venezuela (note que eu não disse a Venezuela de Hugo Chavez, pois o país não merece passar o que está passando) sobre quem, mesmo podendo, não farei comentários, coisa que a imprensa Venezuelana não pode fazer, pois o camarada Chavez, entende que a imprensa só tem o direito de concordar... com ele!
Era essa a “liberdade” que Dilma e sua turma queriam para o Brasil. Gente inocente foi assassinada por esses “cavaleiros da liberdade”.
Ora, ora, Sr. Wscley. Não apague a história! Se não justifico a tortura que Dilma diz que sofreu, igualmente não encontro razão para justificar o que Dilma e patotinha fizeram e o que queriam fazer. Graças a Deus não conseguiram transformar o Brasil em Cuba!

Silas disse...

Vai em duas partes meu comentário ao que Wscley escreveu. Como é mesmo, Sr. Wscley? Leio com horror a sua afirmação:"se existe liberdade de imprensa no Brasil é por causa da luta de brasileiros como a Dilma, Lula e tantos outros, muitos que inclusive deram suas vidas para que você possa experessar (sic)sua opinião em blogs hoje." Não o conheço e não sei a sua idade, mas uma coisa eu sei: o sr. está deliberadamente escondendo que a luta de Dilma, Lula e tantos outros [da linha ideológica, especialmente da primeira, porque o segundo...]ERA PARA SUBSTITUIR A DITATURA MILITAR POR UMA OUTRA DITADURA AOS MOLDES DA CUBANA (aquela comandada pelos Castro aos quais Lula tanto respeita e defende - não se esqueça da vergonhosa atitude de Lula quanto aos grevistas de fome na ilha...}. Há liberdade de imprensa em Cuba? Há liberdade de ir e vir? O sr. já assistiu o DVD "Buena Vista Social Club" e viu o que a "democracia" cubana fez com aqueles maravilhosos artistas?
Vivi, Sr. Wscley, aqueles anos de chumbo na minha juventude. Toda ditadura – seja de direita, de centro ou de esquerda – é abominável. Se abominável foi a ditadura militar – e ela o foi – não menos abominável é a ditadura cubana que, felizmente, está caindo aos pedaços, por sua própria incapacidade operacional, junto com as pelancas dos Castro. Onde está o benefício que esse viés trouxe ao mundo? A URSS desabou, o muro de Berlim caiu (o Sr. sabia disso?), o leste europeu deu um pontapé no comunismo, a China, bem a China inventou uma coisa chamada – como é mesmo? – socialismo/comunismo de mercado e não pode ser trazida mais para ilustrar a lista dessas “democracias”... o que resta? A escolha não é lá muito edificante: Coréia do Norte com sua população MORTA DE FOME e um governo chantagista; Cuba, que todos conhecemos sua triste realidade: o “paraíso” que os cubanos sempre que podem abandonam para ir para o “inferno” do Grande Satã, os EUA (eles não vêm mais para o Brasil, porque sabem que o camarada Lula e seu PT, os mandarão de volta aos braços dos Castro – afinal eles não são “Cesare Battisti”, não é?); e, quem mais? Há tem Hugo Chavez da Venezuela (note que eu não disse a Venezuela de Hugo Chavez, pois o país não merece passar o que está passando) sobre quem, mesmo podendo, não farei comentários, coisa que a imprensa Venezuelana não pode fazer, pois o camarada Chavez, entende que a imprensa só tem o direito de concordar... com ele!
Continua...