domingo, 28 de março de 2010

UNIVAT

O Professor Dimas Salustiano publicou em seu blogue o seguinte artigo onde defende a criação da UNIVAT. Leia-o na íntegra no link http://bit.ly/a8ntz4.
POR UMA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUL DO MARANHÃO
Considero um despautério que no Maranhão só tenhamos uma Universidade Pública Estadual, pelo tamanho do Estado e sua incrível diversidade geográfica e cultural de há muito poderíamos ter seguido algumas experiências bem sucedidas no restante do país.
Cabe destacar o caso de São Paulo que possui a USP – Universidade de São Paulo, UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas e UNESP Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Logo os críticos de plantão, poderiam alegar que pela pujança econômica do Estado de São Paulo comparar realidades tão díspares seria inconveniente. Pois bem, mas, na Bahia a bem sucedida descentralização da produção do saber se concretiza com a existência das seguintes Universidades Estaduais: I) UESB – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; II) UESC – Universidade Estadual de Santa Cruz; III) UNEB – Universidade do Estado da Bahia; e, IV) UEFS – Universidade Estadual de Feira de Santana. Outro exemplo é o Ceará, onde convivem: UECE – Universidade Estadual do Ceará; UVA - Universidade Estadual do Vale do Acaraú; URCA – Universidade Regional do Cariri; e, CENTEC – Instituto Centro de Ensino Tecnológico do Ceará. Para concluir esse brevíssimo inventário, deve ser mencionado o prestigioso sistema estadual do Paraná que conta com pelo menos 10 (dez) Instituições de Ensino Superior, das quais destaco a UEL – Universidade Estadual de Londrina, a UEM – Universidade Estadual de Maringá e a UEPG – Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Nenhum comentário: