quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

TÁXI LOTAÇÃO

Nas duas últimas semanas a cidade foi sacudida pelo cumprimento da determinação legal de retirada de circulação daquilo que se convencionou chamar de táxi lotação. A operação conjunta entre PM e SETRAN já apreendeu mais de 50 veículos que realizavam o chamado transporte alternativo ou solidário, principalmente nos bairros do Grande Santa Rita. A entrevista do secretário de trânsito em um programa local, foi uma tentativa frustrada de justificar a ação, já que ele afirmou que teria "conversado com as empresas de ônibus e os empresários haviam se comprometido em colocar mais ônibus à disposição e melhorar os serviços prestados". Pronto, matou a charada. Eis o motivo da existência dos operadores do transporte solidário, que funciona sem autorização do poder público: baixa qualidade do transporte coletivo legal. Prefeito, isso é uma briga boba. Mande um projeto para o legislativo criando o transporte solidário, com corredores especificados e determinados, com pontos fixos de partida e com gratuidade legal. Fiz as contas, dá pra criar 20 pontos com 15 carros em cada um. São 300 profissionais. O passageiro escolhe entre o carro, a moto ou o ônibus. As autoridades precisam ficar ao lado do povo, e o povo usou e gostou do serviço de transporte solidário.

Um comentário:

Blog do Marcelo Lira disse...

Caro Isnande,
Estava esperando algum blogueiro se posicionar a favor dos trabalhadores dos taxis-lotação, fiquei durante todo esse período observar blogs ligados a administração municipal, tratando esses pessoas que prestam um excelente serviço a sociedade imperatrizense, sobretudo aos mais carentes, como infratores ou bandidos.
Imperatriz tem péssimo serviço de transporte coletivo e um serviço de moto-taxi composto por profissionais mal-preparados, rudes e que cobram valores muito altos em relação ao custo-benefício de uma moto.
Os motoristas de taxi-lotação, em contrapartida são mais educados e solícitos, transportam com mais segurança e conforto e cobrma tarifas mais acessíveis, embora causem transtorno no já transtornado trãnsito imperatrizense. Atitudes como essa comprovam a falta de sintonia entre os interesses da Prefeitura e os interesses do povo.