quinta-feira, 28 de junho de 2012

PRISCILLA CAMBURÃO NO JÔ

Professor da UFMA de Imperatriz dá entrevista no Programa do Jô Soares 


O professor, Gilbert e Priscilla com Jô Soares.
Fotos: arquivo pessoal de Gilbert Angerami.
“Emocionante, indescritível!”. Assim definiu o Prof. Ph.D. Gilbert Angerami sobre sua participação no Programa do Jô Soares que vai ao ar na próxima quinta-feira dia 28/06.
Após contato feito com a produção do programa, a mesma agendou a gravação para a última terça 19/06. A entrevista foi pautada sugerindo que o bom professor é aquele que agrada, é o professor show man, o professor-palhaço. Além de abordar o assunto, o entrevistado enalteceu seu carinho e orgulho em morar na cidade de Imperatriz, desmistificando a imagem negativa que a cidade tem em todo o Brasil.
Influenciadas pela mentalidade comercial que se preocupa em “agradar” o cliente, e sendo os alunos e ouvintes os principais consumidores do produto “educação”, várias entidades veem buscando inovação na maneira de transmitir seus conteúdos programáticos. 
O professor, neste contexto, precisa saber entreter e despertar o interesse dos alunos (sem que haja momentos de frustração, conflito, exigência etc.), uma vez que a satisfação da clientela é fundamental. Aluno insatisfeito, negócios em perigo. Não poucas vezes o aluno insatisfeito pressiona a coordenação do seu curso para afastar o professor que leve demasiadamente a sério sua tarefa, e utilize antigos instrumentos de tortura como aulas expositivas “chatas”, provas e testes “complicados” etc.
Muitos desses alunos-clientes (mas há também exceções, e não são poucas), sentindo-se na posição de consumidores passivos de um espetáculo “pedagógico”, esperam que as aulas e palestras sejam um momento de descontração, e avaliam o professor pelo seu grau de simpatia, de camaradagem, de bom humor. São alunos que pagam para ser servidos por um “professor-garçom”, que deve ser o mais solícito e atencioso possível, deve trazer com presteza os pratos mais gostosos, sempre com um sorriso no rosto, mesmo que este sorriso seja produto de uma maquiagem. Aprender, portanto, seria digerir sem esforço, com gosto, um conhecimento bem temperado. Quem paga a conta recebe uma boa nota. E estamos conversados.
Pensando nessa metodologia inovadora, foi que o Prof. Gilbert Angerami criou a personagem Priscilla Camburão para transformar suas aulas e palestras em eventos agradáveis e atrativos para seus alunos e ouvintes.
Durante a entrevista, o docente foi despertando uma enorme curiosidade não só ao Jô Soares mas também na platéia. Gilbert fez sua transformação durante a entrevista na inenarrável Priscilla Camburão, deveras conhecida em Imperatriz e região. A drag extrovertida como sempre, fez uma performance da cantora Joelma da Banda Calypso e depois brincou tanto com a platéia, como com o apresentador.

Nenhum comentário: