quarta-feira, 24 de agosto de 2011

ADALBERTO FRANKLIN E A ELEIÇÃO

Foto do Facebook de Adalberto Franklin
O jornalista, historiador e editor Adalberto Franklin, fala sobre a conjuntura pré-eleitoral e traça alguns cenários para 2012. Ex-presidente do PT local, ele é um dos 3 pré-candidatos escolhidos pelo diretório municipal do partido, para o pleito majoritário que se avizinha na maior cidade do interior do maranhão, analisa com propriedade e percebe como ninguém, as nuances do jogo político local. 
1 – Quais os grupos políticos que têm condições de disputar a eleição em 2012, na nossa cidade?
— Neste momento, as tendências apontam para três candidaturas em potencial. Uma seria a do prefeito Madeira, na tentativa de reeleição; outra, sem nome definido ainda, seria de alguém mais próximo à governadora Roseana Sarney, em aliança liderada por PMDB/DEM com um agrupamento de partidos menores. Uma terceira candidatura, também sem nome definido ainda, seria formado por partidos de oposição ao atual governo do Estado e à administração municipal. Creio que poderemos ter outros — até cinco — candidatos a prefeito, mas os demais seriam apenas figurantes.
2 – Quem é o grande adversário do prefeito Sebastião Madeira em 2012? Por que?
— O maior adversário do prefeito Madeira é ele mesmo; é sua própria administração. Ele venceu as eleições anteriores com o maior percentual de votos dado a um candidato a prefeito desde 1988, mas, no mandato, não conseguiu corresponder à expectativa dos eleitores. Percebe-se desde o segundo ano de governo que sua gestão vem sofrendo muitas críticas; hoje, sua popularidade não anda muito boa. Há muitas e graves críticas à sua gestão.
3 – Quais os principais méritos da administração Madeira?
— O grande mérito é a coragem de buscar parceria com o governo do Estado, enquanto a governadora é rejeitada pela grande maioria da população do município. De resto, não tenho conseguido perceber nada de extraordinário. A propalada onda de desenvolvimento é mérito exclusivo da própria iniciativa privada; e as poucas obras realizadas são oriundas de programas estaduais ou federais. O governo Madeira faz apenas o trivial, e de forma deficiente.
4 – Quais as principais dificuldades da administração municipal?
— Gestão. O governo parece não ter planejamento nem sincronia de equipe. Atrasa pagamentos de fornecedores e de prestadores de serviço, o que pode redundar em caos se chegar ao final do ano nessa situação. A administração não tem conseguido fazer mais do que o básico — e nem isso de forma satisfatória, segundo as vozes das ruas. Imperatriz atravessa um extraordinário crescimento econômico, graças à iniciativa privada e às políticas públicas do governo federal, mas a administração municipal não consegue construir ações que solidifiquem a hegemonia regional do município. Há muita propaganda e pouca efetividade.
5 – Quais partidos participarão da coligação governista em 2012?
— Avalio que teremos duas candidaturas governistas em Imperatriz. Governistas municipais e estaduais, que agora são a mesma coisa. A candidatura do prefeito Madeira, inevitavelmente, será aliada — mesmo que não coligada — da governadora Sarney. Foram esses os passos políticos que Madeira deu nos últimos dois anos, diante da falta de apoio de seu partido à sua administração (não se vê qualquer emenda de parlamentares do PSDB em favor de Imperatriz). A governadora tem cumprido sua parte no acordo; tem sido generosa com a administração de Madeira, e ele não pode agora desvencilhar-se. Os outros governistas são os partidos tradicionalmente ligados à família Sarney — PMDB, DEM, PV e seus satélites. Esses dois grupos estarão juntos, mesmo que em candidaturas diferentes. É a velha tática de dividirem-se para continuarem reinando (quer dizer: tentarão provocar uma polarização entre eles mesmos, para impedir a polarização com a oposição).
6 – Como fica a aliança dos partidos de esquerda? Com quem contar? Qual o melhor nome da esquerda para 2012?
— No campo da oposição aos governos do Município e do Estado, diante da atual conjuntura, abre-se a possibilidades de formação de uma aliança forte, com chances de disputar em igualdade e mesmo vencer as
eleições em Imperatriz. Se PT, PCdoB, PSB, PSol(!) e mais outros do chamado campo da esquerda ou de oposição conseguirem chegar a um consenso, poderão formar uma coligação eleitoralmente viável, alinhada
com o pensamento político e as aspirações do eleitorado imperatrizense, que quer construir um futuro longe das mazelas e dos vícios políticos sustentados pelo velho Maranhão. A oposição em Imperatriz tem partidos
organizados e nomes viáveis eleitoralmente. Tem tempo de tevê, militância e a simpatia do povo.
7 – E a possibilidade de aliança do PT com o PMDB, na disputa local?
— O PT de Imperatriz já decidiu que não se coligará com o PMDB nem com qualquer outro partido mantido pela oligarquia maranhense. É uma posição dos petistas de Imperatriz mantida desde sempre; não há negociação nesse ponto. A direção estadual sabe disso; a direção nacional também. Membros do Diretório Regional chegaram a consultar sobre a possibilidade de repetição da aliança com o PMDB em Imperatriz, como fizeram na campanha para o governo do Estado, no ano passado, mas constataram que aqui isso é impossível. Comprometeram-se a respeitar nossa decisão. O Diretório Nacional, que sabe disso tudo, está monitorando a situação eleitoral de Imperatriz. E sabem que se houvesse intervenção em sentido contrário, decretariam o fim do PT em Imperatriz. Assim, é certo que o PT vai às urnas com candidatura majoritária em
Imperatriz, em 2012, coligado com os partidos que se opõem aos governos municipal e estadual ou com candidatura própria, também em oposição. 

18 comentários:

Cidadão sonhador. disse...

Isnande,será que o Adalberto está consciente do que está falando?Se a nivel federal O pmdb é o vice da Dima,se a nivel estadual o Pt é o vice da Roseana,acho justo e razoavel,que o Escórcio poderá ser o vice do Jomar,ou o Valdinar ser o vice do Ildon.Vai ser muito bonito ver estes irmãos siameses ,mais juntos para a eleição de 2012.Cidadão sonhador.

Anônimo disse...

Adalberto Franklin, o advogado das causas perdidas, vamos aos fatos:
1 - Os Ptralhas já governarão imperatriz e foi aquela desgraça toda;
2 - Os Ptralhas nas eleições passadas
tiveram candito próprio a prefeitura municipal e conseguiram pouco mais de 5.000 votos;
3 - Na eleição do próximo ano os Ptralhas nao vão ter candidato, pois com certeza vai haver intervenção no diretirio municipal;
4 - O advogado das causas perdidas não pode falar em atraso, pois quando era governo, até pra receber pagamento o próprio funcionário tinham que fazer emprestimos bancarios, pra depois receberem da prefeitura;
5 - Já administrao a cidade e mostraram que não tem competencia, a resposta foi dada nas urnas na eleiçao passada;
6 - E ainda, querem pousar de bons
moços.
abraços

ADRIANA CAVALCANTE
ESTUDANTE FACIMP

Isnande Barros disse...

"governarão", "pousar"...
Qual teu curso, Adriana?
Deve ser Letras.
Esses homens que escrevem e não assinam...
Tome tento, cabra!

Espirito de anisio teixeira disse...

Isnande, voçe foi quase perfeito no teu comentario.Mas isto é a educação de Imperatriz,com prefeitos despreocupados,som secretarios de educação desinteressados,com diretores e professores,que só querem falar de aumentos salariais,com pais de alunos que acham que se o aluno foi para a escola,ele já cumpriu com a sua obrigação,e com os alunos mais descrentes e deinteressados por aprender alguma coisa.Só querem passar de series,mas não estão interessados em aprender .Espirito do Anisio Teixeira.

Anônimo disse...

Parece-me que o PT local anda sem moral para tecer críticas a atual administração. Embora tenha legitimidade, a moral anda baixa, considerando a desastrosa administração praticada quando o Jomar era prefeito. Por outro lado, ADRIANA tem razão quando duvida que não ocorra uma intervenção no diretório municipal, considerando as atuais opções desse partido em nível estadual e federal.

Anônimo disse...

Pelo que eu percebi Adalberto, uma revoada de tucanos escrotos aterrisaram no blog do Isnande.Vou dizer o motivo:

Tucanos são aves de bico avantajado proporcional ao respectivo rabo,cuja função precípua é expelir ovos de ouro para alimentar bolsos próprios (tucas tem bolsos!) e bolsos dos ricaços.
Afora isso esses animais apresentam olhos equidistantes que dificultam a visão à frente (tucas só olham para os lados, dai a cidade estar essa merda toda!!!).

Já dizia um velho amigo paraense:"
Tucano bom é tucano empalhado no Museu Emílio Goeldi"...

Não é que ele está com a razão!!!

Borduna de Babaçu Bolchevique

Anônimo disse...

Borduna de Babaçu, vc esqueceu de citar que o prato preferido da governadora é tucano ao molho madeira e tucano à passarinho.
Mesmo sendo essa carne imprópria ao consumo humano,por transmitir a febre do tucano doido,seu degustador deve tomar cuidado.

Pierre Proudhom

Anônimo disse...

Em se tratando de PT não se sabe o que esperar. Sabe-se que hoje é um partido indefinido e indefinível. Porque não se pode dizer o que ele é. Se de direita, de esquerda, do meio, ou de nada. Muito menos tentar defini-lo, já que dança conforme a música com a finalidade alcançar objetivos - que como disse, não se sabe ao certo quais são. Sabe-se, porém, que no atual cenário, em nível local, a falta de confiança se repete, seja pelo quase colapso a que levou a administração municipal quando teve sua chance governar a cidade, seja pelas alianças espúrias das quais faz parte em nível federal e estadual.

Anônimo disse...

Isnande esse pessoal do PT, não tem moral pra falar mau de governo nenhum, a resposta o povo deu nas urnas nas eleiçoes passadas. é como disse a Adriana, ADALBERTO FRANKLIN
O ADVOGADO DAS CAUSAS PERDIDAS.
Abraços

Paulo Cesar Sena

Ismael disse...

Vou dizer quem é a Adriana. Se trata do analfabeto funcional do Holden. Acontece que ele está tão sem moral pra tecer críticas, já que todos sabem que ele não passa de um mero fantoche que tem a missão de atacar todos que se oponham ao patrão dele, que ele agora deu pra ficar postando comentários anônimos. O problema é que o semi-analfabetismo dele e os termos pejotativos que ele usa pra se referir aos petistas o entregam logo.

Por que usar o pseudônimo de Adriana? Tem haver com um comentário que ele postou no Wikileaks Itz e que um pastor da Assembléia de Deus desvendou.

Anônimo disse...

TUCANOS NÂO TEM MORAL PARA FALAR DOS OUTROS.
Estão imersos no desmando, nas notas superfaturadas, no desvio de dinheiro, no sucateamento da saúde,na verba pública mal aplicada...
O povo nas ruas diz:Tucanos nunca mais!!!
Tucano Arrependido ( visinho da Adriana Arruda)

Anônimo disse...

Por que nenhum dos comentários contesta as afirmações e a opinião do Adalberto Franklin? Todos os que comentaran trataram apenas buscar desqualificar o PT, o que indica que não têm argumentos para demonstar o que ele disse. Ou o que ele disse é tudo verdade ou os tucanos são todos incompetentes para se defender.
Ninguém em sã consciência pode afirmar que o governo do Madeira é melhor do que os anterior. Pelo que diz o povo, é pior um pouquinho.

Anônimo disse...

O PT e suas táticas clichê. Isso mesmo, já viraram clichê e são tão reconhecidas quanto a incoerência desse partido, as estratégias de criticar, no estilo quanto mais ácido melhor, o governo de outros grupos, como se ele fosse o diferente, o especial... Só o PT salva; só PT pode. Só esquece de mencionar que quando acerta é porque copiou práticas de outros e, muito importante, em geral repete erros motivados na incompetência e até no dolo mesmo, que vive a criticar - quando cometidos por outros. O caso de Imperatriz é emblemático. O coitado do ex-prefeito Jomar, boa pessoa, entre tantas condenações por improbidade administrativa não pode mais se candidatar nem a síndico de condomínio, como se diz popularmente. Jomar, entretanto, não errou sozinho, embora "pague o pato" só. Muitos dos que erraram com ele pretendem agora retornar ao governo municipal supostamente liderados por candidato próprio. Ora, ora... O eleitor imperatrizense já conhece esse lenga-lenga.
Marlon Roberto

Anônimo disse...

A única ooisa que o papagaio de pirata tem feito é sair em fotografia.até em disputa de palitinho o homem vai...
Essa é a mudança!
o papagaio não tem nada para mostrar.Jomar fez a JK e Trabalhadores.Ildon fez o centro do artezanato.Papagaio até agora nada!!!
Tucano Revoltado da Periferia

Silas disse...

Pois é. O que o PT - o partido cujo governo é o dos grandes escândalos de corrupção no âmbito nacional e estadual - devia fazer: deixar de posar de ético, assumir o seu DNA escandaloso e fechar para sempre. Não vote no PT e salve o Brasil, seu estado e sua cidade.

Silas disse...

E um pouco mais: meu voto é de Madeira.

Anônimo disse...

Para onde vão os quase 20 milhões de reais que mensalmente são enviados à cidade pelo governo federal???
Foram tucanados? Ou malufados?

Anônimo disse...

O Silas não precisa dizer, percebe-se que o voto dele é do Madeira. Minoria hoje. Ele demonstra sua ingenuidade ao evitar falar do que foi dito na entrevista e tentar desqualificar o partido do entrevistado. Coisa de gente sem argumento ou sem condições de contestar o que é verdade: o Madeira está perdido na administração e também na eleição do ano que vem. PSDB e Roseana, tudo a ver.