domingo, 13 de novembro de 2011

15 DE NOVEMBRO

Adicionando um olhar: Pensando sobre a Proclamação da República 
Nesta terça-feira (15) comemora-se o Dia da Proclamação da República. Ao questionar o significado da data, alguns podem até responder: é apenas mais um feriado nacional, o que não deixa de ser verdade. Mas, a comemoração pode ser explicada de forma mais aprofundada:
O Brasil comemora este feriado em memória à Proclamação da República do Brasil, ocorrida a partir de um levante político-militar em 15 de novembro de 1889 que instaurou a forma republicana federativa presidencialista de governo no Brasil, derrubando a monarquia constitucional parlamentarista do Império do Brasil e, por conseguinte, pondo fim à soberania do imperador Pedro II. Foi, então, proclamada a República dos Estados Unidos do Brasil.
É nesse sentido que percebemos a importância da data, pela mudança social, política e econômica que ela ocasionou; mesmo questionando se a mudança foi efetiva ou não, igualitária ou não; afirma-se sua relevância.
As mudanças ocorridas no Brasil após a proclamação da república foram imprescindiveis ao desenvolvimento nacional. É dessa forma que é necessário esclarecer que a instauração do novo modo de governo é resultado de diversos fatores que contribuíram para criar um cenário propício à República. Assim, é importante que os educadores não apenas relembrem esse acontecimento aos alunos a cada ano e a cada feriado mas, é importante expor aos alunos uma visão ampla desse processo histórico, permitindo um entendimento mais profundo da realidade política, econômica e social da época e para que percebam o sentido deste e de outros feriados nacionais. 
O sentido do patriotismo:
O termo patriotismo expressa o sentimento de amor e devoção à pátria ou nação; aos símbolos como a bandeira, o hino, o brasão que a representam e às datas que consolidam sua história. O cidadão exprime o sentido do patriotismo através de atitudes de devoção à sua pátria de origem. Por isso, entender todo o processo que envolve uma comemoração como a data de proclamação da república é imprenscindível e isso começa nas escolas.
A psicóloga Ariana Aguiar faz uma reflexão sobre a importância de se refletir a respeito do sentido da comemoração.
 “Acho que primeiro seria importante compreender porque datas históricas são comemoradas como feriado, qual a intenção de ser decretado feriado, já que a grande maioria das pessoas nem sequer entender o que significa a data. Eu comparo a comemoração da seguinte forma, por exemplo, o feriado religioso da semana santa, os cristãos católicos são convidados a participar das festividades na igreja, se enquanto nação somos todos brasileiros, todos deveríamos comemorar a proclamação da republica, mas o motivo de ser feriado só é lembrado porque naquele dia não se trabalha, não se estuda, mas não nos é proposto a possibilidade de reviver o momento histórico”, explicou. 
“Muitos feriados as pessoas nem lembram ou sabem o verdadeiro motivo, só querem saber o dia da semana para saber se vão trabalhar. São muitos os motivos para que isso aconteça, falta patriotismo nas pessoas e na sociedade que temos, onde os valores estão todos invertidos”, explicou a professora Inês de Jesus Silva.
“A proclamação da república é um dia histórico e importante tanto para o Brasil, quanto para a educação brasileira. Pois o Brasil era o único país independente do continente americano, governado por uma monarca. No Entanto, foi um fato historio ocorrido em 15 de novembro de 1889, que libertou nosso país da monarquia, transformando-o em república federativa, surgindo um governo democrático”, afirmou a pedagoga Mariluce Rodrigues Lima. 
Luana Barros. Estudante de Comunicação Social/Jornalismo. UFMA- Imperatriz

Um comentário:

wilk milhomem disse...

essa minha amiga e boa no que faz !!! esse texto ta otimo !!!