sexta-feira, 21 de outubro de 2011

UNISULMA COMPLETA SETE ANOS

No mês de outubro, a Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão (Unisulma) comemora seu aniversário de sete anos. Com mais de 200 profissionais atuando na instituição, mais de dois mil alunos matriculados e mais de mil profissionais formados, a instituição é um exemplo de como lidar com educação superior. Projeto que resultou de uma parceria dos mantenedores Lula Almeida, Dimas Salustiano, Joane Gláucia e José Lauro de Castro, a Unisulma nasceu no ano de 2001 no município de Imperatriz. Após uma pesquisa pela qual foram foram analisadas as deficiências e necessidades de nossa região, decidiu-se que seriam implantados os cursos de Licenciatura em Educação Física e Ciências Biológicas; e bacharelado em Serviço Social, Nutrição, Enfermagem e nas áreas de Administração com habilitação em Marketing e em Administração Pública.
A unidade de ensino começou a funcionar, de fato, somente em 2005. A partir daí começou a ser traçada uma nova realidade, na qual professores que atuavam em diversos setores, sem a habilitação adequada, adentraram em uma faculdade buscando uma graduação. Vale ressaltar que, no município de Imperatriz e região, os cursos de Educação Física, Serviço Social e Nutrição estão presentes apenas na Unisulma.
Em 2006 o curso de direito entrou na lista de graduações disponibilizados pela instituição e junto com a formatura da primeira turma (no segundo semestre deste ano) veio a aprovação do curso com nota 4, na avaliação do MEC. Além disso, obteve a premiação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) com o selo OAB Recomenda. Apenas três instituições de nosso estado ostentam o título: duas de São Luis (uma delas federal) e uma em nosso município, a Unisulma. No começo do semestre, junto com as demais turmas, formou-se a primeira de direito. Dentre os formandos, quatro alunos que foram aprovados no exame da ordem antes mesmo de concluírem a graduação. Exame esse que teve uma reprovação nacional de 89%.
Atualmente estão matriculados na instituição cerca de 2.200 alunos, além dos 1.027 que já deixaram a instituição com o diploma em mãos. Tudo isso se deve ao esforço dos pouco mais de 200 profissionais que atuam na faculdade, entre docentes e funcionários técnico-administrativos.
Além de contar com os cursos de pós-graduação em Gerência e Monitoramento Ambiental, Logística, Administração Rural e Agronegócio, Metodologia do Ensino Superior e Gestão Estratégica de Pessoas. A instituição vem mantendo contato com renomadas instituições de ensino de todo o país com o objetivo de trazer para Imperatriz alguns mestrados, com boas possibilidades para os cursos de mestrado em educação, direito e políticas públicas.
Guilherme Barros (ASCOM/UNISULMA)

Nenhum comentário: