ADALBERTO FRANKLIN E A ELEIÇÃO

Foto do Facebook de Adalberto Franklin
O jornalista, historiador e editor Adalberto Franklin, fala sobre a conjuntura pré-eleitoral e traça alguns cenários para 2012. Ex-presidente do PT local, ele é um dos 3 pré-candidatos escolhidos pelo diretório municipal do partido, para o pleito majoritário que se avizinha na maior cidade do interior do maranhão, analisa com propriedade e percebe como ninguém, as nuances do jogo político local. 
1 – Quais os grupos políticos que têm condições de disputar a eleição em 2012, na nossa cidade?
— Neste momento, as tendências apontam para três candidaturas em potencial. Uma seria a do prefeito Madeira, na tentativa de reeleição; outra, sem nome definido ainda, seria de alguém mais próximo à governadora Roseana Sarney, em aliança liderada por PMDB/DEM com um agrupamento de partidos menores. Uma terceira candidatura, também sem nome definido ainda, seria formado por partidos de oposição ao atual governo do Estado e à administração municipal. Creio que poderemos ter outros — até cinco — candidatos a prefeito, mas os demais seriam apenas figurantes.
2 – Quem é o grande adversário do prefeito Sebastião Madeira em 2012? Por que?
— O maior adversário do prefeito Madeira é ele mesmo; é sua própria administração. Ele venceu as eleições anteriores com o maior percentual de votos dado a um candidato a prefeito desde 1988, mas, no mandato, não conseguiu corresponder à expectativa dos eleitores. Percebe-se desde o segundo ano de governo que sua gestão vem sofrendo muitas críticas; hoje, sua popularidade não anda muito boa. Há muitas e graves críticas à sua gestão.
3 – Quais os principais méritos da administração Madeira?
— O grande mérito é a coragem de buscar parceria com o governo do Estado, enquanto a governadora é rejeitada pela grande maioria da população do município. De resto, não tenho conseguido perceber nada de extraordinário. A propalada onda de desenvolvimento é mérito exclusivo da própria iniciativa privada; e as poucas obras realizadas são oriundas de programas estaduais ou federais. O governo Madeira faz apenas o trivial, e de forma deficiente.
4 – Quais as principais dificuldades da administração municipal?
— Gestão. O governo parece não ter planejamento nem sincronia de equipe. Atrasa pagamentos de fornecedores e de prestadores de serviço, o que pode redundar em caos se chegar ao final do ano nessa situação. A administração não tem conseguido fazer mais do que o básico — e nem isso de forma satisfatória, segundo as vozes das ruas. Imperatriz atravessa um extraordinário crescimento econômico, graças à iniciativa privada e às políticas públicas do governo federal, mas a administração municipal não consegue construir ações que solidifiquem a hegemonia regional do município. Há muita propaganda e pouca efetividade.
5 – Quais partidos participarão da coligação governista em 2012?
— Avalio que teremos duas candidaturas governistas em Imperatriz. Governistas municipais e estaduais, que agora são a mesma coisa. A candidatura do prefeito Madeira, inevitavelmente, será aliada — mesmo que não coligada — da governadora Sarney. Foram esses os passos políticos que Madeira deu nos últimos dois anos, diante da falta de apoio de seu partido à sua administração (não se vê qualquer emenda de parlamentares do PSDB em favor de Imperatriz). A governadora tem cumprido sua parte no acordo; tem sido generosa com a administração de Madeira, e ele não pode agora desvencilhar-se. Os outros governistas são os partidos tradicionalmente ligados à família Sarney — PMDB, DEM, PV e seus satélites. Esses dois grupos estarão juntos, mesmo que em candidaturas diferentes. É a velha tática de dividirem-se para continuarem reinando (quer dizer: tentarão provocar uma polarização entre eles mesmos, para impedir a polarização com a oposição).
6 – Como fica a aliança dos partidos de esquerda? Com quem contar? Qual o melhor nome da esquerda para 2012?
— No campo da oposição aos governos do Município e do Estado, diante da atual conjuntura, abre-se a possibilidades de formação de uma aliança forte, com chances de disputar em igualdade e mesmo vencer as
eleições em Imperatriz. Se PT, PCdoB, PSB, PSol(!) e mais outros do chamado campo da esquerda ou de oposição conseguirem chegar a um consenso, poderão formar uma coligação eleitoralmente viável, alinhada
com o pensamento político e as aspirações do eleitorado imperatrizense, que quer construir um futuro longe das mazelas e dos vícios políticos sustentados pelo velho Maranhão. A oposição em Imperatriz tem partidos
organizados e nomes viáveis eleitoralmente. Tem tempo de tevê, militância e a simpatia do povo.
7 – E a possibilidade de aliança do PT com o PMDB, na disputa local?
— O PT de Imperatriz já decidiu que não se coligará com o PMDB nem com qualquer outro partido mantido pela oligarquia maranhense. É uma posição dos petistas de Imperatriz mantida desde sempre; não há negociação nesse ponto. A direção estadual sabe disso; a direção nacional também. Membros do Diretório Regional chegaram a consultar sobre a possibilidade de repetição da aliança com o PMDB em Imperatriz, como fizeram na campanha para o governo do Estado, no ano passado, mas constataram que aqui isso é impossível. Comprometeram-se a respeitar nossa decisão. O Diretório Nacional, que sabe disso tudo, está monitorando a situação eleitoral de Imperatriz. E sabem que se houvesse intervenção em sentido contrário, decretariam o fim do PT em Imperatriz. Assim, é certo que o PT vai às urnas com candidatura majoritária em
Imperatriz, em 2012, coligado com os partidos que se opõem aos governos municipal e estadual ou com candidatura própria, também em oposição. 

18 Response to "ADALBERTO FRANKLIN E A ELEIÇÃO"

  1. Cidadão sonhador. says:

    Isnande,será que o Adalberto está consciente do que está falando?Se a nivel federal O pmdb é o vice da Dima,se a nivel estadual o Pt é o vice da Roseana,acho justo e razoavel,que o Escórcio poderá ser o vice do Jomar,ou o Valdinar ser o vice do Ildon.Vai ser muito bonito ver estes irmãos siameses ,mais juntos para a eleição de 2012.Cidadão sonhador.

    Anônimo says:

    Adalberto Franklin, o advogado das causas perdidas, vamos aos fatos:
    1 - Os Ptralhas já governarão imperatriz e foi aquela desgraça toda;
    2 - Os Ptralhas nas eleições passadas
    tiveram candito próprio a prefeitura municipal e conseguiram pouco mais de 5.000 votos;
    3 - Na eleição do próximo ano os Ptralhas nao vão ter candidato, pois com certeza vai haver intervenção no diretirio municipal;
    4 - O advogado das causas perdidas não pode falar em atraso, pois quando era governo, até pra receber pagamento o próprio funcionário tinham que fazer emprestimos bancarios, pra depois receberem da prefeitura;
    5 - Já administrao a cidade e mostraram que não tem competencia, a resposta foi dada nas urnas na eleiçao passada;
    6 - E ainda, querem pousar de bons
    moços.
    abraços

    ADRIANA CAVALCANTE
    ESTUDANTE FACIMP

    "governarão", "pousar"...
    Qual teu curso, Adriana?
    Deve ser Letras.
    Esses homens que escrevem e não assinam...
    Tome tento, cabra!

    Espirito de anisio teixeira says:

    Isnande, voçe foi quase perfeito no teu comentario.Mas isto é a educação de Imperatriz,com prefeitos despreocupados,som secretarios de educação desinteressados,com diretores e professores,que só querem falar de aumentos salariais,com pais de alunos que acham que se o aluno foi para a escola,ele já cumpriu com a sua obrigação,e com os alunos mais descrentes e deinteressados por aprender alguma coisa.Só querem passar de series,mas não estão interessados em aprender .Espirito do Anisio Teixeira.

    Anônimo says:

    Parece-me que o PT local anda sem moral para tecer críticas a atual administração. Embora tenha legitimidade, a moral anda baixa, considerando a desastrosa administração praticada quando o Jomar era prefeito. Por outro lado, ADRIANA tem razão quando duvida que não ocorra uma intervenção no diretório municipal, considerando as atuais opções desse partido em nível estadual e federal.

    Anônimo says:

    Pelo que eu percebi Adalberto, uma revoada de tucanos escrotos aterrisaram no blog do Isnande.Vou dizer o motivo:

    Tucanos são aves de bico avantajado proporcional ao respectivo rabo,cuja função precípua é expelir ovos de ouro para alimentar bolsos próprios (tucas tem bolsos!) e bolsos dos ricaços.
    Afora isso esses animais apresentam olhos equidistantes que dificultam a visão à frente (tucas só olham para os lados, dai a cidade estar essa merda toda!!!).

    Já dizia um velho amigo paraense:"
    Tucano bom é tucano empalhado no Museu Emílio Goeldi"...

    Não é que ele está com a razão!!!

    Borduna de Babaçu Bolchevique

    Anônimo says:

    Borduna de Babaçu, vc esqueceu de citar que o prato preferido da governadora é tucano ao molho madeira e tucano à passarinho.
    Mesmo sendo essa carne imprópria ao consumo humano,por transmitir a febre do tucano doido,seu degustador deve tomar cuidado.

    Pierre Proudhom

    Anônimo says:

    Em se tratando de PT não se sabe o que esperar. Sabe-se que hoje é um partido indefinido e indefinível. Porque não se pode dizer o que ele é. Se de direita, de esquerda, do meio, ou de nada. Muito menos tentar defini-lo, já que dança conforme a música com a finalidade alcançar objetivos - que como disse, não se sabe ao certo quais são. Sabe-se, porém, que no atual cenário, em nível local, a falta de confiança se repete, seja pelo quase colapso a que levou a administração municipal quando teve sua chance governar a cidade, seja pelas alianças espúrias das quais faz parte em nível federal e estadual.

    Anônimo says:

    Isnande esse pessoal do PT, não tem moral pra falar mau de governo nenhum, a resposta o povo deu nas urnas nas eleiçoes passadas. é como disse a Adriana, ADALBERTO FRANKLIN
    O ADVOGADO DAS CAUSAS PERDIDAS.
    Abraços

    Paulo Cesar Sena

    Ismael says:

    Vou dizer quem é a Adriana. Se trata do analfabeto funcional do Holden. Acontece que ele está tão sem moral pra tecer críticas, já que todos sabem que ele não passa de um mero fantoche que tem a missão de atacar todos que se oponham ao patrão dele, que ele agora deu pra ficar postando comentários anônimos. O problema é que o semi-analfabetismo dele e os termos pejotativos que ele usa pra se referir aos petistas o entregam logo.

    Por que usar o pseudônimo de Adriana? Tem haver com um comentário que ele postou no Wikileaks Itz e que um pastor da Assembléia de Deus desvendou.

    Anônimo says:

    TUCANOS NÂO TEM MORAL PARA FALAR DOS OUTROS.
    Estão imersos no desmando, nas notas superfaturadas, no desvio de dinheiro, no sucateamento da saúde,na verba pública mal aplicada...
    O povo nas ruas diz:Tucanos nunca mais!!!
    Tucano Arrependido ( visinho da Adriana Arruda)

    Anônimo says:

    Por que nenhum dos comentários contesta as afirmações e a opinião do Adalberto Franklin? Todos os que comentaran trataram apenas buscar desqualificar o PT, o que indica que não têm argumentos para demonstar o que ele disse. Ou o que ele disse é tudo verdade ou os tucanos são todos incompetentes para se defender.
    Ninguém em sã consciência pode afirmar que o governo do Madeira é melhor do que os anterior. Pelo que diz o povo, é pior um pouquinho.

    Anônimo says:

    O PT e suas táticas clichê. Isso mesmo, já viraram clichê e são tão reconhecidas quanto a incoerência desse partido, as estratégias de criticar, no estilo quanto mais ácido melhor, o governo de outros grupos, como se ele fosse o diferente, o especial... Só o PT salva; só PT pode. Só esquece de mencionar que quando acerta é porque copiou práticas de outros e, muito importante, em geral repete erros motivados na incompetência e até no dolo mesmo, que vive a criticar - quando cometidos por outros. O caso de Imperatriz é emblemático. O coitado do ex-prefeito Jomar, boa pessoa, entre tantas condenações por improbidade administrativa não pode mais se candidatar nem a síndico de condomínio, como se diz popularmente. Jomar, entretanto, não errou sozinho, embora "pague o pato" só. Muitos dos que erraram com ele pretendem agora retornar ao governo municipal supostamente liderados por candidato próprio. Ora, ora... O eleitor imperatrizense já conhece esse lenga-lenga.
    Marlon Roberto

    Anônimo says:

    A única ooisa que o papagaio de pirata tem feito é sair em fotografia.até em disputa de palitinho o homem vai...
    Essa é a mudança!
    o papagaio não tem nada para mostrar.Jomar fez a JK e Trabalhadores.Ildon fez o centro do artezanato.Papagaio até agora nada!!!
    Tucano Revoltado da Periferia

    Silas says:

    Pois é. O que o PT - o partido cujo governo é o dos grandes escândalos de corrupção no âmbito nacional e estadual - devia fazer: deixar de posar de ético, assumir o seu DNA escandaloso e fechar para sempre. Não vote no PT e salve o Brasil, seu estado e sua cidade.

    Silas says:

    E um pouco mais: meu voto é de Madeira.

    Anônimo says:

    Para onde vão os quase 20 milhões de reais que mensalmente são enviados à cidade pelo governo federal???
    Foram tucanados? Ou malufados?

    Anônimo says:

    O Silas não precisa dizer, percebe-se que o voto dele é do Madeira. Minoria hoje. Ele demonstra sua ingenuidade ao evitar falar do que foi dito na entrevista e tentar desqualificar o partido do entrevistado. Coisa de gente sem argumento ou sem condições de contestar o que é verdade: o Madeira está perdido na administração e também na eleição do ano que vem. PSDB e Roseana, tudo a ver.

Tecnologia do Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme