sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

ZECA TOCANTINS

José Bonifácio Cezar Ribeiro - Cantor. Compositor. Poeta
Aos cinco anos de idade mudou-se com a família para a cidade de Imperatriz, no Maranhão, onde cursou o primário e o ginásio. Abandonou o antigo segundo grau no último ano. Autodidata, dedicou-se aos estudos das expressões culturais e literárias da região tocantina.
Tem se destacado como o mais autêntico e original poeta de sua região. Participa ativamente dos movimentos culturais de Imperatriz e regiões anexas. Em 1977, ingressou no movimento teatral de Imperatriz, inicialmente como ator e depois como autor e diretor de peças. Montou vários espetáculos teatrais e escreveu as peças "Imperatriz por um triz", "Mistérios do bico", "Amigo tem que ser amigo" e "Colhedor de sonhos". É membro fundador da Associação Artística de Imperatriz, do Grupo Teatral Darc e do Grêmio Recreativo Voluntários do Samba. Foi presidente do Sindicato dos Músicos da Região Tocantina. Participou de inúmeros festivais de música, sendo vencedor de alguns deles. Gravou o disco "Cio do homem", com dez composições de sua autoria. Escreveu e publicou os livros de poesia "Calumbi", "Moinho" e "Gotas de Sol". Publicou ainda "Dez contos de Pulinário", de contos. É membro fundador da Academia Imperatrizense de Letras.
Fonte: Dicionário Cravo Albin de Música Popular Brasileira.

Bajuladores de plantão, 
lavem suas bocas imundas 
antes de se referirem 
a Zeca Tocantins.

3 comentários:

Anônimo disse...

Digo mais que um comentario: vivi minha infancia juntamente com ele ali nas proximidades do campo da união, passando de frente e só acenávamos um leve balançar de cabeça, e quando menor, ouvia suas histórias e sua canção: Aves de Arribação, tocada pelo Joãozinho, seu irmão. Sai dai em 2002 e agora moro em Goiania, onde ver o Tocantins,(os dois: Rio e Personagem) só pela internet. Meu nome é AriMetal, do bairro União. Daqui sinto saudades, e comento sobre vcs, que são os dois Tocantins.

Unknown disse...

Sei que vc tbm é fera de festival,certo?Então.... vc gostaria de participar do III FEMPA(Festival de Música de Parauapebas-PA)?Como faço pra entrar em contato?

Claudia Ivo
Secretaria de Cultura de Parauapebas.(94)3346-8186

Jessé Carvalho disse...

Moro em Teresina-Pi
Sou apaixonado pela arte de Zeca...
Também escrevo umas coisas, e me chamam de poeta :( mais claro que não como o grande zeca! admiro muito e hj pra mim ele é um dos melhores que leio em todo o brasil, os traços o linguaja em fim... esse cara é foda! e um dia ainda vou poder ver ele declamar "versos"
abraços