sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

2010

Para alguns, momentos de tristeza, para outros, momentos de alegria. Esse ano que se acaba deixa marcas em todos nós - Copa do Mundo, eleições, vitórias, derrotas... Cada qual no seu cada qual. Eu não lamento nada, ano bom é ano vivido. Agradeço aos que visitaram o nosso blogue em 2010, aos que comentaram e nos fizeram melhorar esse trabalho, aos que comentaram anonimamente e nem sempre ajudaram, aos que apenas leram, aos que leram e nos elogiaram, enfim, agradeço a todos e espero que apareçam mais vezes em 2011. Grande abraço a todos.

DESCANSO

Estou sem atualizar o blogue desde segunda em função da viagem que faço - estou em Teresina - e volto a postar normalmente na primeira terça do ano  novo. Estou matando a saudade da parentada, pois a Família Barros, com excessão de meu pai, todos moram aqui em Teresina. Estou no interior da capital, na comunidade rural chamada Fazenda Nova - sem internet e sem celular. Isso explica a falta de postagens diárias como sempre ocorre.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

SEMPRE PT

Os petistas que venderam a alma ao diabo, agora inventaram um ajuntamento chamado de "Sempre PT" - ou seja, os traidores se definem como os defensores da história do Partido dos Trabalhadores. E os que não aceitaram a mudança de lado, são agora considerados traidores da causa partidária. Como as coisas mudam! E agora esse grupo quer se aproveitar da ocasião e ocupar cargos no governo sarneysta. O professor Ed Wilson botou o pingo no "i", e explicou tudo muito direitinho, desde os tempos idos, chegando à venda e entrega fatiada do partido ao povo do mal. Quer saber dos detalhes? Leia os textos linkados abaixo.
http://blogdoedwilson.blogspot.com/2010/12/sempre-pt-e-pau-para-toda-obra.html
http://blogdoedwilson.blogspot.com/2010/12/sempre-pt-foge-do-essencial.html

RACHA

Aumentam as especulações sobre o rompimento da aliança política feita entre o prefeito Sebastião Madeira - PSDB e seu vice Jean Carlo - PDT, visando a disputa eleitoral de 2008. Madeira nunca escondeu que o seu vice foi imposto pelo PDT e nunca teve sua simpatia. O vice foi aceito como moeda de troca pelo apoio da máquina governamental à candidatura tucana local. Aliado de Jackson Lago e Julião Amin, Jean conseguiu se cacifar e se impor diante da direção provisória local do PDT - que recebeu a incumbência de escolher o nome do candidato à vice na chapa de Madeira. As relações nunca foram muito boas e o vice nunca conquistou a confiança do prefeito. Carlos Hermes abre a caixa de ferramentas e faz uma análise do resultado do rompimento, que todos sabem e todos negam, e uma possível candidatura do deputado estadual Carlinhos Amorim - PDT, com o apoio de forças oposicionistas, ao cargo de prefeito da cidade. Vamos aguardar. Enquanto isso, leia mais sobre o caso no link abaixo.
http://carloshermes.blogspot.com/2010/12/madeira-confirma-racha-com-pdt-e.html

domingo, 26 de dezembro de 2010

SIDINHA BARROS

Sidinha recebendo um mimo
Comemoramos o 39º aniversário de Sidinha, durante todo o dia de hoje. Presentes: Tarcísio, Ronízia, Joyce, Ariele, Ailda, Amanda, Luís Guilherme, Ellem, Janílson, Anderson, Sanny, Rosa, Mococa, Renan, Ricardo... E a festa durou todo o dia... No forno um pernil, na varanda o bom e velho Karaokê; mensagens e telefonemas - Nhadya, Carla Fernanda, Carla Mayara, Lucas, Eliza, e a parentada toda. Um dia de felicidade, muita felicidade. Essa é a mulher que tem duas datas festivas no ano. Te amo meu bem.

UFMA - CAMPUS II

O crescimento da Universidade Federal do Maranhão em Imperatriz nos últimos anos, se deu em função da melhora das instalações físicas - salas de aula, laboratórios e espaços administrativos - e do incremento no número de cursos oferecidos no Campus II. Agora o Campus de nossa cidade tem vida, vive repleto de alunos que estudam, pesquisam e desenvolvem projetos em várias áreas - Comunicação, Pedagogia, Direito, Enfermagem, Engenharia de Alimentos e Contabilidade. Nesse momento, aproveito para homenagear a ex-deputada federal Terezinha Fernandes, que trabalhou intensamente, durante o transcurso do seu mandato, para a efetivação dos investimentos que tanto desenvolveram a educação superior em nossa cidade e região. Parabéns, minha companheira.

sábado, 25 de dezembro de 2010

PAPAI NOEL, O VELHINHO DO MAL

Nos tempos de minha infância, construí em minha imaginação a figura do Papai Noel como a de um velhinho bondoso, caridoso, amoroso, sensível aos apelos e anseios materiais da humanidade; o avô que nunca tive a graça de ver. Uma espécie de Robin Hood dos livros de minha adolescência, com a vantagem de atender aos pedidos dos pobres sem ter de recorrer ao saque dos bens dos ricos (se bem que eu achava isso muito interessante). Via-o, ainda, como um emissário de Jesus, vagueando pelo mundo a distribuir presentes e a consolar as crianças (as pobres, principalmente) desamparadas da sorte. Claro, eu sabia que o Papai Noel era uma invenção humana, mas, mesmo assim, ele existia no meu mundo imaginário, como personagem de um ideário desejado. Era necessário existir Papai Noel; uma esperança e uma afirmação da existência do bem entre os homens. Um ícone da solidariedade e do amor.
No Natal, o Papai Noel era mostrado como a figura humana do amor gratuito e solidário, conseqüência dos valores do Jesus que nascia e irradiava em todos atitudes de bondade e partilha. O menino Jesus, então mostrado nos muitos presépios, era a causa de tudo; da admiração, das comoções e do sentimento de piedade e compaixão que se estabelecia nas pessoas “de boa vontade”. Esse frágil e pobre menino da manjedoura, que chegava para promover o bem e a bondade, tinha o poder de acalentar nobres inspirações e influir nos humores dos mais duros corações, em favor dos mais fracos e desprotegidos. Jesus era o motivo, a causa, o moto-próprio; Noel era o conseqüente, o diligente apóstolo do Divino, a espalhar pelo mundo a alegria e a festividade, em nome do Senhor.
Há tempos, entretanto, venho cismado com as atitudes desse velhinho simpático de barbas brancas e roupas vermelhas. Desconfiei que ele poderia estar falseando sua conduta, por interesses escusos; transformado de cordeiro em lobo; de homem em lobisomem; de gente em vampiro. Fiz até a idéia de que ele tivesse bandeado para os lados de Herodes, o rei que queria matar o menino Jesus. Ou então resvalado para o comportamento de Judas, o traidor. Como mau político, o velhinho Noel começou a ocupar todos os espaços nos meios de comunicação, no lugar de Jesus, o legítimo e verdadeiro dono do Natal. Patrocinado pelos comerciantes que não gostam das idéias de caridade e partilha, tomou conta de todos os jornais, revistas, folhetos e outdoors; da internet e da televisão, e espalhou uma nova concepção sobre o Natal; agora, não mais uma festividade cristã gratuita, aberta a todos; não mais a celebração do menino da manjedoura, porém, uma comemoração restrita, com ingresso pago e caro, vendidos principalmente nas lojas de grife. E o velhinho Noel foi clonado, transformado em centenas de noéis, que se espalharam nas ruas, praças e portas das lojas, para repetir de viva voz e presença essa nova e lamentável notícia. O plano, baseado na afirmação de que uma mentira repetida mil vezes toma o lugar da verdade, funcionou. Os corações e as mentes das pessoas apreenderam que o Natal é o tempo e a festa de Papai Noel; que viver o Natal significa comprar; comprar, mesmo que não se tenha dinheiro; comprar, mesmo criando dívidas a longo prazo; comprar a qualquer custo. Comprar… comprar… comprar… Principalmente nas grandes lojas que financiam o Papai Noel.
O abusado Noel, então, usurpou o lugar do menino Jesus. Instalou sua tenda no meio de nós usurpando o lugar de seu antigo senhor, impondo-se pelo poder da riqueza e pelo brilho da ilusão; ídolo que tem pés de barro e se desfaz com a verdade.
Eu vi. E foi minha última indulgência com Papai Noel. Eu vi!
Uma suntuosa “casinha de Papai Noel”, armada na praça de Fátima, frente à catedral, ornada com tapetes vermelhos, enfeites cintilantes, luzes multicolores; um presépio com esculturas das figuras natalinas de pessoas e animais… a manjedoura, o Menino, Maria, José e os reis magos… e uma cerca de madeira. Tudo cercado de madeira! Em praça pública! Tudo cercado! Inacessível!
Era a “casa do Papai Noel” dos lojistas. Cobrava oito reais para se tirar uma fotografia com o Papai Noel. Em praça pública!
As crianças pobres passavam ao largo, encantadas, olhos reluzentes, mas impotentes, decepcionadas, desiludidas… discriminadas. O cínico e desavergonhado Papai Noel exigia pagamento para passar o braço no pescoço de uma criança e deixar-se fotografar! E mostrava-se insensível mesmo ao choro de algumas criancinhas que em prantos pediam aos pais essa imaginada glória. E estes, sem dinheiro ou indignados, tratavam de retirar dali seus filhos, diante da situação vexatória e infame a que se viam expostos.
Papai Noel tornou-se o servo mau que matou o menino patrão, encobrindo o sangue latente das mentes e corações mutilados em seus sonhos de feliz natal. Despedaçou e aniquilou inspirações que poderiam florir nas crianças, de um mundo menos desigual, mais justo e igualitário. Morreu de vez, em mim, essa personagem dúbia e charlatã, um acessório que não mais me é grato.
Fica-me, entretanto, o essencial, o fundamento e fundamental, prisioneiro escondido nessa trama do consumismo ilusório: o menino Jesus, pobre, solidário, fraterno e verdadeiro.
Mas, quem sabe, o verdadeiro Noel esteja escondido, calado, censurado, também prisioneiro desse sistema de exploração?
Texto: Adalberto Franklin - Jornalista e Historiador. 
http://adalbertofranklin.por.com.br/

MENSAGENS

As mensagens de autoridades públicas em épocas de Natal e Ano Novo, nos desejando boas festas, bom ano, boa sorte, bom tudo... Dá nojo. Sério, o sujeito se elege comprando voto, administra uma prefeitura desviando recursos públicos, ganha um cargo estadual ou federal fazendo todos os tipos de conchavos, mentindo e traíndo e agora, de uma hora para outra, ele se torna um cara manso, justo, honesto, humilde e bom. Não dá para ficar calado diante de tanta hipocrisia. Nos respeitem, por favor. Temos apenas a cara de bobos, mas somos muito espertos e conhecemos a índole de todos vocês. Vou me controlar para não ser mal educado, mas a vontade é de mandar todos os senhores para a ponte que se partiu ao meio. Pronto falei.

NATAL

Que o espírito que prevalece durante o período natalino permaneça nos envolvendo durante muitos dias de 2011. Que a Ceia de Natal, o Almoço de Natal, as roupas novas e os presentes dados e recebidos tenham sido simples desculpas para festejarmos verdadeiramente o aniversariante do dia: Jesus de Nazaré, sua vida, seus exemplos e suas lições.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

CASA ABRIGO


Final de ano, baixando as notas, somando os resultados, professores reunidos... Eis que vejo uma professora com uma camiseta com os seguintes dizeres: "CASA ABRIGO Dra. Ruth Noleto - Protegenddo vidas, reconstruíndo cidadania. Perguntei pelo trabalho da casa, os objetivos do projeto e se ela conhecia a história de vida da cidadã que dá nome à casa. Em função da negativa, tratei de falar da médica que aqui residiu por muito tempo e fez militância política pelo MDB, em oposição ao regime militar. Uma singela homenagem do governo do município àquela que tratava das questões coletivas preferencialmente, em detrimento das questões individuais e pessoais. Fica aqui mais uma homenagem, do céu ela deve estar alegre com a homenagem recebida.

DECORAÇÃO NATALINA



Fotos da decoração natalina de Imperatriz - Praça de Fátima, Praça da Cultura e Palácio Renato Moreira. Fotos de Luciano Santos com edição de Luís Guilherme. Natal de 2010.

NATAL NA PRAÇA DE FÁTIMA

Decoração Natalina
Praça de Fátima
Imperatriz-MA
2010

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

DEPUTADOS

Não gosto de discutir aqui assuntos do cenário político nacional, mas os últimos dias foram o que se pode chamar de fim da picada. Aumento exorbitante para os salários dos deputados federais e senadores (mais de 60%), o que provoca aumento salarial em cascata para os deputados estaduais em idêntico percentual. Uma vergonha nacional, quando a discussão pelo aumento do salário mínimo fica entre 15 e 20 reais de acréscimo. Para completar, um deputado do Maranhão que mora no Rio de Janeiro, gastou mais de 2.000 Reais de verba parlamentar com uma festinha em um motel da Ilha do Amor com vários casais de amigos - na verdade um bacanal. Só o fogo eterno.

BANDA ANTIQUARIUS

Banda de Imperatriz com sucesso nacional, tem uma música tema de novela da Rede Globo. Júnior e Daniel comandam o grupo que já se apresentou em vários programas das redes nacionais de televisão, levando o nome de Imperatriz. Sucesso ao grupo. No link abaixo veja o clip oficial da banda. http://www.youtube.com/watch?v=Kp7UsgVWJ4k

NATAL

Nunca antes na história da nossa cidade o Natal havia causado tanto rebuliço. Aconteceram coisa positivas como a decoração da Praça da Cultura, da Praça de Fátima, do prédio da PMI, a ornamentação natalina do Entroncamento, as apresentações artísticas na praça, o forró no aeroporto e na terminal rodovíário e o coral infantil que se apresentou em vários órgãos e instituições de Imperatriz. Aconteceram também coisas desagradáveis, como o roubo de lâmpadas da ornamentação e a invasão que a Câmara de Diretores Logistas sempre faz na Praça de Fátima - inclusive com uma cobrança abusiva por uma simples foto com Papai Noel, só faltou cobrarem pelas apresentações artísticas. A praça é do povo, mas em dezembro ela é privatizada. E não me venham com a desculpa de que a festa custa caro, já que os comerciantes "enchem as burras de dinheiro" nesse período, em função da disposição das pessoas de torrar suas economias e seu 13º salário com o consumo exagerado. Já que meti a colher de pau no caldeirão alheio, fica a sugestão: a CDL poderia fazer seu Natal em 2011 no Centro de Convenções - com casinha de Papai Noel, neve artificial, trenó, apresentações artísticas e cobrança de ingresso. Com certeza será um sucesso.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

COLÉGIO MILITAR

Volto a escrever sobre o projeto do governo estadual de oferecer um colégio militar, para a população de Imperatriz. O governo transformou o C.E.M. Jonas Ribeiro em Colégio Militar Tiradentes, comandado por militares de patentes elevadas da Polícia Militar do Maranhão. Sou contra o projeto e gostaria de um dia debater com alguém que defenda um projeto desse naipe. Educação não se faz com repressão e imposição de regras, mas sim, com o estabelecimento de limites e regras pactuados entre família, professores, alunos, administradores e servidores da escola. Wílson Leite - um vigilante social atento - escreve sobre o projeto, destacando as duas dimensões administrativas - pedagógica/civil e administrativa/militar - e a cobrança de taxa dos alunos matriculados - pasmem, os alunos pagam mensalidade. O pagamento de taxas em escola pública é ilegal e deve ser investigada pelo Ministério Público Estadual. Leia mais clicando no link abaixo.
http://blogwilsonleite.blogspot.com/2010/12/escola-militar-tiradentes-de-imperatriz.html

CRIANÇAS NO LIXÃO

Ontem as emissoras de TV e rádio mostraram reportagens com autoridades que participaram de uma reunião, que tinha como objetivo planejar ações para a retirada de crianças do lixão da cidade. O projeto "Lugar de criança é na escola", conta com apoio do Ministério Público, Prefeitura, Polícia Militar e foi comandada pelo juiz da infância, Delvan Tavares. Esse caso é antigo, no governo de Jomar Fernandes as famílias foram retiradas, recebiam cesta básica e tiveram casa para morar e mesmo assim teimavam em permanecer em situação de risco. Espero que a SEDES, agora comandada pela professora Miriam Reis, tome medidas que acabem definitivamente com essa prática que coloca em risco a saúde de famílias inteiras.Veja detalhes no blogue do jornalista Josué Moura.
http://josuemoura.blogspot.com/2010/12/lugar-de-crianca-e-na-escola-prefeitura.html

XAXADO PÉ DE SERRA

Músicas de Natal, em ritmo de forró - Aeroporto Renato Moreira
Os usuários do aeroporto local estão sendo recebidos com músicas natalinas em ritmo de forró. A banda Xaxado Pé de Serra, comandada pelo forrozeiro Genú, faz a festa de quem chega ou sai de Imperatriz. Música animada e de boa qualidade. 

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

SEBASTIÃO MADEIRA

Sempre encontro um tempo para ouvir o Rádio Alternativo - Nativa FM - com Arimatéia Jr. Hoje ele entrevistou o prefeito da cidade, que fez um balanço de seus quase 24 meses de gestão. Sebastião Madeira falou de dificuldades financeiras, das obras nos vários bairros e das ações futuras. Quando questionado pelo apresentador sobre a questão do serviço de Táxi-Lotação, Madeira foi rápido e defendeu o cumprimento da determinação judicial - que pune a prefeitura pela existência do serviço. Agora que a ordem judicial foi cumprida, prefeito, mande um projeto para a Câmara Municipal e regularize o Serviço de Condução Solidária/Compartilhada. A imagem do poder público municipal perante a população, foi de arrogância e intolerância - vide os casos de J. Ribamar e Daniel Sousa, que pareciam se deliciar com a desgraça alheia. Tem como resolver e agradar taxistas e usuários. Quando surgiu o serviço de motos de aluguel, foi a mesma choradeira dos proprietários de empresas de ônibus. Problema tem que ser enfrentado, e não empurrado para debaixo do tapete.

DADÁ COELHO

Ali Dadá e as 40 confissões
Texto e atuação: Dadá Coelho
Direção e cenário: Claudio Torres Gonzaga


segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

JORNALISMO - UFMA

Semana passada ficou marcada na história do curso de Comunicação Social da UFMA/Imperatriz. Depois de quatro anos, a turma pioneira começa a ter seus trabalhos de conclusão de curso - monografia - defendidos. Sexta-feira, dia 17/12, foram apresentados os 6 primeiros trabalhos, de autoria dos seguintes alunos: Alda Hosana Lima de Queiroz, Carlos Henrique Brandão, Jordana Fonseca, Pollyana Carneiro, Willian Castro e Lúcia Maria Pacheco. O mercado imperatrizense dispõe agora de profissionais novatos com formação acadêmica, que darão novo ânimo às redações e departamentos jornalísticos das empresas de comunicação social. Veja detalhes clicando no link que segue. http://bit.ly/hS7h65 

FOTOGRAFIA

Se você não conhece, não sabe o que perde. Veja esse blogue especializado em fotografia. São fotos da cidade, do povo, dos acontecimentos. Vale pela sensibilidade da autora das fotos, que lança "outro olhar sobre o cotidiano". Para completar o prazer da sua visita ao blogue linkado abaixo, você ainda pode ajudar Rosana Ferreira Barros a ganhar uma câmera profissional. Acesse e veja como ajudar, basta um click.
http://rosanabarros.blogspot.com/

domingo, 19 de dezembro de 2010

AEROMODELISMO EM IMPERATRIZ


Imperatriz conta com um clube, escola e pista de aeromodelismo, uma novidade que envolve um grupo muito grande  de apaixonados pelo hobby, apesar dos custos do equipamento e da manutenção das pequenas aeronaves. Os modelos são os mais variados possíveis e cada um tem o seu grupo de fãs. Mais informações, visite os blogues linkados abaixo.

MANOEL DA CONCEIÇÃO

Ontem li no blogue do Carlos Leen, sobre a possível saída de Manoel da Conceição e seu grupo do Partido dos Trabalhadores. Reuniões estão sendo realizadas e um desfecho pode ocorrer já na próxima semana. Componentes do grupo defendem uma saída em bloco para o PSOL, outros defendem a filiação ao PCdoB e a terceira opção seria a criação de uma nova legenda. Apenas lembrando que dos signatários do documento de fundação do PT, apenas o bravo Manoel da Conceição é vivo. Ele é considerado o maior baluarte da luta campesina de todos os tempos no Brasil. Mais detalhes, clique no link abaixo.

CRAFTER

Quando ouvi falar sobre Crafter, imaginei tratar-se de uma loja de produtos automobilísticos, ou um novo game de corrida de carro...Qualquer coisa, mesmo que se tratasse de um bar. É um bar, situado no bairro Nova Imperatriz, onde os cantores de chuveiro podem subir ao palco e dar sua canja. Achei essa nota interessante e compartilho com  vocês. Vejam quem é o cantor.
http://hiltonmarcos.blogspot.com/2010/12/crafter-bar-inteligente.html

sábado, 18 de dezembro de 2010

HEAVY METAL

Garimpando pelos blogues da vida, acabei por encontrar essa publicação sobre Rock, mais especificamente sobre o Heavy Metal. O texto é da lavra de Hugo Filipe, estudante do segundo período de jornalismo da UFMA, que argumenta no sentido de discutir a qualificação de música maldita que o Heavy Metal carrega, analisando sob o prisma da banda de sua predilieção - a banda inglesa Iron Maiden. O garoto mostra que tem uma boa pena e que possui argumentos consistentes. Vou precisar dos comentários do especialista Samuel Souza, para melhor compreender a temática. Afinal, Samuka é um metaleiro de "responsa". Veja o texto completo, clicando no link abaixo.
http://fortecomoumtouro.blogspot.com/2010/12/por-hugo-filipe-metal-contra-o.html

PESQUISA SOBRE OS JORNAIS IMPRESSOS DE IMPERATRIZ-MA

A pesquisa de campo realizada entre os dias 29/11/2010 e 08/12/2010 entrevistou 50 pessoas das mais variadas idades, escolaridades, e localidades de Imperatriz, no intuito de, compreendendo o anseio do público, elaborar propostas para aprimorar o trabalho jornalístico nos meios de comunicação de Imperatriz - MA. Buscamos saber com que frequência tais leitores recorriam aos jornais impressos em busca de informação, e que tipo de informação estes preferiam ou gostariam de ver publicadas. 
Por Hilton Marcos Ferreira, Mauro Oliveira Ribeiro e Ramon André Cordeiro.
Confira todos os detalhes da pesquisa, clicando no link abaixo.
http://networkedblogs.com/bZMQL

FORRÓ NO NATAL

Xaxado Pé de Serra - Genú no comando
Ontem fui ao Aeorporto Renato Moreira e me deparei com a banda Xaxado Pé de Serra, tocando músicas natalinas na batida do forró. Quem chegava ou saia de Imperatriz, sentia o clima de Natal na apresentação do grupo local, comandado pelo sanfoneiro Genú. Muito boa a banda. Aproveitei para fazer um vídeo que será editado e publicado na segunda. Boa proposta da Fundação Cultural de Imperatriz.

DK-6

Vencedores, sim! Quem consegue se destacar entre 800 representantes de todo o país e consegue ficar entre os 5 finalistas, precisa ter qualidade excepcional. Quem chega a esse nível, se encontra muito acima da média. Recebam, rapazes, o reconhecimento da sua terra, da sua gente e de seus amigos e familiares. Diferentemente das outras ocasiões, a banda DK-6 coloca nossa cidade na mídia nacional por outros meios - pela cultura, pela arte, pela música. Isso nós não podemos pagar, isso não tem preço. Ficamos devendo. Leia mais no Blog do Pastor Laércio Castro.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

JORNAIS

Sobre os jornais que circulam aqui na Terra de Frei Manoel Procópio, eu fui entrevistado por um acadêmico de Jornalismo da UFMA e confesso que tomei um susto, quando fui perguntado sobre a frequência com que leio jornais locais. É que não os leio. Nos últimos cinco anos leio cada vez menos. Nos últimos meses, mesmo as colunas que eu lia diariamente, deixei de fazê-lo. Em 2010 comprei apenas 2 jornais locais - em um sábado antes da morte do mestre Jurivê de Macedo. Depois que respondi ao questionário, fiz uma reflexão sobre o fato e cheguei a uma conclusão: falta qualidade aos jornais impressos de nossa cidade. Os matutinos locais tornaram-se verdadeiros diários oficiais de governos estaduais, de prefeituras e de mandatos parlamentares; apresentam poucas notícias locais, copiam muitas notas antigas na internet; falta interação com a internet e os internautas; faltam profissionais nas redações. Precisa melhorar muito. 

CHUVA

Imperatriz sob chuva desde as 06 da matina. Inicialmente chuva forte e depois uma chuva fina que persiste até agora e parece que não cessará antes do meio-dia. Imagino como estão as ruas dos bairros mais afastados do centro da cidade. Como sofre a população, sem ruas pavimentadas, sem esgoto e sem canalização da águas pluviais. Eis a cidade onde tudo precisa ser feito, tudo por fazer.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

BARBUDINHO

Juliano está no motel com a amante, curtindo o depois, quando ela resolve interromper o silêncio:
- Juliano, por que você não tira essa barba?
- Ah... se dependesse só de mim... Você sabe que minha mulher seria capaz de me matar se eu aparecesse sem barba... ela me ama assim !
- Ora, querido - insiste a amante - faça isso por mim, por favor...
- Não sei não, querida.... Sabe, minha mulher me ama muito, não tenho coragem de decepcioná-la... 
- Mas você sabe que eu também te amo muito... Pense no caso, por favor... 
O sujeito continua dizendo que não dá, até que não resiste às súplicas da amante e resolve atender ao pedido. No dia seguinte, depois do trabalho ele passa no barbeiro, em seguida vai a um jantar de negócios e quando chega em casa a esposa já está dormindo.
Ao deitar, sente a mão da esposa afagando o seu rosto lisinho, ela diz com a voz sonolenta:
- Ricardo, seu merda... Você ainda está aqui? Vai embora rápido... O barbudinho já está pra chegar! Colaboração: Professor Paulo Menis.

SÃO FRANCISCO DO BREJÃO

Com uma população de 10.226 habitantes - IBGE, 2010 - São Francisco do Brejão é uma das pequenas  cidades no entorno de Imperatriz, que sobrevivem basicamente das receitas federais e da pecuária. É uma cidade de população pobre, com poucas oportunidades de emprego e onde a maioria dos pecuaristas não moram lá. Pois é... Para piorar a situação, o prefeito que é pouco visto em sua cidade, resolveu aparecer em um canal de TV em Imperatriz e negou que existam salários e fornecedores com atraso, e também fez o lançamento de uma grande festa de fim de ano, com bandas nacionais e um grande trio elétrico. Copiando a Roma Antiga, "ao povo, pão e circo". População sem sorte, sai um entra outro pior. A grande dúvida por lá, é saber quem fará o pior governo, se a mãe ou filho.

LAPADA NO PÂNCREAS

Sempre leio e recomendo o Lapada no Pâncreas, mas apenas hoje observei que seguia o blogue, mas que o mesmo não constava entre os meus preferidos na lista Bom de Blogue. Corrigida a minha falha, aproveito para recomendar a leitura da última postagem "Um Golf, os músculos e os lisos" - ri bastante e gostei da crônica publicada. Leia mais, muito mais. São muitas boas notas do blogue. Ao nosso escritor Gonzo Sade, nossas felicitações.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

VALE ALIMENTAÇÃO

Reclamações dos funcionários do município quanto ao cartão vale alimentação, que não teria recebido o repasse dos recursos. Quem tentou adquirir produtos alimentícios nos supermercados locais, utilizando o cartão, "bateu com a cara na porta". O valor do vale alimentação é um importante componente salarial dos funcionários municipais de Imperatriz. Com a palavra a administração municipal.

O BILHETE

O pai entra no quarto do filho e observa um bilhete em cima da cama. Dizia o seguinte:
"Caro Papai, é com grande pesar que lhe informo que eu estou fugindo com meu novo namorado, Juan, um Argentino loiro e lindo que conheci recentemente. Estou apaixonado por ele. Adoooro seus cabelos longos, todos aqueles 'piercings' e tatuagens pelo corpo e aquela super moto BMW que ele tem. Mas não é só por isso, descobri que não gosto de jeito nenhum de mulheres e, como sei que o senhor não vai aceitar meu namoro, decidimos fugir e sermos muito felizes no seu 'trailer'. Ele quer adotar filhos, e isso foi tudo que eu sempre quis para mim. Aprendi com ele que maconha e´uma coisa muito boa e natural. Juan me garante que no nosso pequeno lar não faltará "marijuana". Viveremos em perfeita harmonia, Juan, eu, nossos filhos adotivos e os seus colegas gays. Não se preocupe papai, eu já sei me cuidar, apesar dos meus 15 anos já tive várias experiências com outros caras e tenho certeza que Juan é o homem da minha vida. Um dia eu volto, para que o senhor e a mamãe conheçam os nossos filhos. Um grande abraço e até algum dia. De seu filho, com amor". 
O pai quase desmaiando continua lendo. 
'PS: Pai, não se assuste, é tudo mentira!!!
Estou na casa da Priscila, aquela nossa vizinha gostosa. Só queria mostrar pro senhor que existem coisas muito piores do que as notas vermelhas do meu boletim, que está na primeira gaveta da cômoda. Abraços, do seu filho burro e pouco estudioso - mas muito macho. 
COLABORAÇÃO: Prof. Carlos Aírton Sanches

TÁXI LOTAÇÃO

Nas duas últimas semanas a cidade foi sacudida pelo cumprimento da determinação legal de retirada de circulação daquilo que se convencionou chamar de táxi lotação. A operação conjunta entre PM e SETRAN já apreendeu mais de 50 veículos que realizavam o chamado transporte alternativo ou solidário, principalmente nos bairros do Grande Santa Rita. A entrevista do secretário de trânsito em um programa local, foi uma tentativa frustrada de justificar a ação, já que ele afirmou que teria "conversado com as empresas de ônibus e os empresários haviam se comprometido em colocar mais ônibus à disposição e melhorar os serviços prestados". Pronto, matou a charada. Eis o motivo da existência dos operadores do transporte solidário, que funciona sem autorização do poder público: baixa qualidade do transporte coletivo legal. Prefeito, isso é uma briga boba. Mande um projeto para o legislativo criando o transporte solidário, com corredores especificados e determinados, com pontos fixos de partida e com gratuidade legal. Fiz as contas, dá pra criar 20 pontos com 15 carros em cada um. São 300 profissionais. O passageiro escolhe entre o carro, a moto ou o ônibus. As autoridades precisam ficar ao lado do povo, e o povo usou e gostou do serviço de transporte solidário.

ILUMINAÇÃO PÚBLICA


A Rua Brasil, situada no bairro Nova Imperatriz, recebeu desde o mês passado um novo sistema de iluminação, que conta com lâmpadas mais econômicas, mais potentes e mais eficientes. Um trabalho bem executado pela Citéluz e coordenado pela Sinfra. Segundo Dona Noca, moradora do local, "a noite parece um dia". Moradores agradecem pelo bom trabalho.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

RUA SÃO BENTO

Sobre as queixas de moradores da Rua São Bento, no Jardim Cristo Rei, que denunciaram a situação da rua de acesso ao condomínio, o Assessor de Comunicação da PMI, jornalista Elson Araújo entrou em contato e nos informou que o problema foi resolvido. Uma equipe da SINFRA efetuou a recuperação da camada asfáltica, do meio-fio e da sarjeta. O prefeito de Imperatriz visitou o local e determinou a recuperação do local. Cobrança feita, serviço feito. 




CENSURA

Deputado estadual eleito em 2010 quer calar o blogueiro Luís Cardoso. Ele solicita na justiça uma indenização de R$ 20.000 e a retirada de qualquer citação ao seu nome contida no blogue. Trata-se Edson Araújo, que se elegeu com mais de 45.000 votos - a maioria advindos de pescadores ligados às colônias espalhadas por todo o estado. Segundo investiga a Polícia Federal, poderia ter havido fraude na concessão do benefício federal do seguro defeso. Ele seria um dos beneficiados. Veja os detalhes clicando no link abaixo.

CINE MUIRAQUITÃ

Dia: 15/12/2010
Horário: 18:00h
Local: Auditório da UFMA
Filme: A Felicidade Não Se Compra - Frank Kapra
Projeto: Cine Muiraquitã - Festival Natalino
Coordenação: Prof. DSc. Marcos Fábio Belo Matos
Entrada Franca, com sorteio de brinde.

PAC - VILA NOVA

Em entrevista ao programa Imperatriz 24 horas, o secretário de obras do município comemorou a assinatura de convênio para a liberação de recursos para o que se convencionou chamar de PAC II - que trará benefícios na estrutura física dos bairros que formam a região da Grande Vila Nova. Os recursos superam os 50 milhões de Reais, e proporcionarão a construção de obras de saneamento, asfalto e um núcleo habitacional com infraestrutura urbana completa - escola, praça, centro comunitário e posto policial. Isso é muito bom para a população daquela região. Esperamos que as obras não fiquem amarradas como as do PAC I, que se arrastam há mais de dois anos, deixando a população inconformada.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

BANCA DO CHICO

Melo - o famoso Chico da Banca. O pai da confraria.

Samuel Souza, Eteveldo Filho e Alair Chaves - churrasqueiros oficiais.

Rildo Amaral, Coló Filho, Chagão, Antônio Pereira, Hamilton Miranda e Chico da Banca.

Toninho Flamenguista e Ildon Marques.

Léo Cunha, Coló Filho, Armando Milhomem e Antônio Pereira.
Confraria da Banca do Chico - confrades

Pinheiro e Chico da Banca - confrades das antigas
A X Assembléia Geral Anual da Confraria da Banca do Chico aconteceu durante o dia de ontem na Praça de Fátima, como sempre ocorre em véspera de Natal e contou com a presença de deputado eleito, deputado reeleito, vereadores, ex-vereadores, ex-prefeito, os com cargo, os sem cargo e os demais membros da irmandade que se reúne em torno da banca de revistas do Francisco Melo, para saber das novas da cidade. O tema principal é a política, mas futebol, piadas, fofocas, histórias de chifre e de qualiragem também rolam e aquecem os debates. A festa foi documentada em texto e foto por vários blogueiros que comeram a carne e tomaram da cerveja gelada que rolou solto durante todo o dia. Lendo um aqui, outro ali e copiando as fotos do Notícia da Foto e do Kamaleão.com, acabei por registrar esse evento democrático e sadio que ocorre anualmente e já virou tradição na cidade. Ao Melo, fica a sugestão de conceder títulos aos frequentadores do local, de acordo com a participação nos acalorados debates e em função da antiguidade no posto de confrade. Esse tipo de evento mostra que uma cidade possui vida, possui alma e pulsa continuamente. Parabéns aos participantes.

MATEUS


Imagens da obra do novo Mix Mateus, que será inaugurado no dia 22/12/2010, uma mostra do crescimento econômico da cidade de Imperatriz. A construção se dará em tempo recorde - cerca de 90 dias. É a maior loja da rede no estado. Que venham as grandes redes nacionais e internacionais de vendas no atacado e no varejo e que a concorrência seja grande. Quem ganha com isso, é o consumidor. Queremos melhores preços e melhor atendimento.

MARÍLIA CAMPEÃO


Equipe vencedora do Campeonato Imperatrizense 2010  na categoria sub-12, o Marília venceu o Imperatriz, em jogo disputado na manhã de domingo, 12/12. O jogo foi realizado no Estádio Municipal Frei Epifânio e contou com a presença de familiares e torcedores das duas equipes. Ao final o azulão venceu por 3 X 0, com gols de Sousa, Pedro Paulo e Mateus. Parabéns ao professor Jairo Nascimento, coordenador da Escolinha de Futebol do Marília.
Com informações do blogue de Carloto Júnior. A foto é de Lia Santos, a mãe do goleiro campeão.

domingo, 12 de dezembro de 2010

TRÂNSITO

A Secretaria de Trânsito e Transportes, comunica alteração do sentido de tráfego nas Ruas Tupinambá e Tamandaré, no Jardim São Luís, do dia 18 de dezembro em diante. Com a efetivação da mudança, a Rua Tupinambá terá sentido bairro / BR-010, partindo da Av. Tancredo Neves e a Rua Tamandaré terá fluxo no sentido BR-010 / bairro, chegando à Av. Tancredo Neves. Então, condutores e pedestres, tomemos tento com a mudança na sinalização vertical e horizontal.

UNIVERSIDADE DO SUL

Um artigo publicado no blogue do professor Carlos Leen, chama a atenção da sociedade maranhense e principalmente dos residentes no sul do estado para uma necessidade urgente: a constituição da Universidade do Sul do Maranhão. Essa instituição é um anseio do nosso povo e deve chegar, cedo ou tarde, para atender às nossas peculiaridades. Vamos transformar essa bandeira de luta em movimento de todos os setores da sociedade - partindo da base através dos sindicatos, igrejas e movimentos sociais. Leia o óitmo texto clicando no link abaixo.
http://carlosleen.blogspot.com/2010/12/manifesto-por-uma-universidade-sul-do_11.html

sábado, 11 de dezembro de 2010

“ORIENTAÇÃO É DIFERENTE DE OPÇÃO SEXUAL”



Por Gilbert Angerami*
Finalizando a divulgação das melhores resenhas críticas desenvolvidas por meus alunos nesse semestre, na última semana tivemos na UFMA – Campus de Imperatriz, um Seminário para o lançamento do grupo de pesquisa “Diálogos e Interseções em Sexualidade – Dintersex coordenado pelo Prof. Jonas do curso de Pedagogia, no qual tive o prazer de ministrar a palestra de abertura: Diversidade Sexual: Fato ou Mito? Vejamos o compilado das duas melhores resenhas a respeito do referido tema:
“Temas polêmicos sempre são dignos de extrema atenção, especialmente quando se trata de uma questão tão comum e que ainda enfrenta as barreiras do preconceito e de muitos tabus: A homossexualidade. É de fundamental importância a criação de grupos como o de pesquisa “Diálogos e Interseções em Sexualidade - DINTERSEX”, para a busca de respostas e esclarecimentos, relacionados a um assunto que muitos consideram complexo e que ainda gera muita discussão. Existem diferentes abordagens do tema que variam de acordo com concepções e crenças convenientes a cada um. Em alguns lugares podem-se encontrar visões preconceituosas sobre o assunto e que promovem grandes expectativas, por parte de quem ainda não está muito familiarizado com o tema. Em outros, é discutido de forma livre e com grande aceitação de diferentes olhares ao redor do termo. A Sexualidade possui um significado bastante abrangente que engloba inúmeros fatores e dificilmente se encaixa em uma definição única e absoluta. Remete-nos a um universo onde tudo é relativo, pessoal e muitas vezes paradoxal. Pode-se dizer que é traço mais íntimo do ser humano e como tal, se manifesta diferentemente em cada indivíduo de acordo com a realidade e as experiências vivenciadas pelo mesmo estando diretamente ligada e dependente a fatores genéticos e principalmente culturais. O contexto influi diretamente na sexualidade de cada um.
Muitas vezes se confunde o conceito de sexualidade com o do sexo propriamente dito. É importante salientar que um não necessariamente precisa vir acompanhado do outro. Cabe a cada um decidir qual o momento propício para que esta sexualidade se manifeste de forma física e seja compartilhada com outro indivíduo através do sexo, que é apenas uma das suas formas de se chegar à satisfação desejada. Sexualidade é uma característica geral experimentada por todo o ser humano e não necessita de relação exacerbada com o sexo, uma vez que se define pela busca de prazeres, sendo estes não apenas os explicitamente sexuais.
Na atual sociedade, o preconceito contra os homossexuais ainda é muito grande, inclusive no meio acadêmico. Tratados com indiferença, e muitas vezes como seres “anormais”, são freqüentemente atingidos por apelidos pejorativos e preconceituosos, “Muitas pessoas, no momento atual, referem-se aos homossexuais como “frescos”, “degenerados” ou “pervertidos” ’’(CAPRIO; BRENNER, 1967, P.84).
De certa forma, ainda bem que existem pessoas que vem lutando para romper com esse paradigma. É o caso de professores e alunos que tem trazido essa questão para ser discutida na sociedade, principalmente dentro das universidades, que é um espaço livre para discutir qualquer tipo de assunto. É muito importante que nossa sociedade mantenha uma relação de compreensão e aceitação com todas as formas de sexualidade. O esclarecimento de dúvidas e a capacidade de respeitar as vontades, desejos e sensações do outro, colabora imensamente com o amadurecimento deste, o que gera sensação de conforto e evita que sofra conflitos internos provenientes de dúvidas e medos, proporcionando-lhe uma experiência positiva e saudável. Conviver com as diferenças é o que faz a diferença.
Faz-se necessário que essa sociedade desenvolva uma consciência de respeito para com a liberdade do outro, acabar com o preconceito e superar esses mitos de que gostar de pessoas do mesmo sexo é pecado. Está faltando à ela saber aceitar, respeitar, valorizar e conviver com as ‘ditas’ diferenças, para que assim tenhamos uma boa convivência sabendo o nosso limite e aceitando o do outro.
Portanto, todos têm o direito de escolher sua orientação sexual, pois vivemos em uma sociedade neoliberal tecnológica, e que, também, as pessoas precisam entender este conceito de liberalismo nas relações sociais, isto é, no convívio com o outro, respeitando e valorizando as diversidades. É como diz a frase: ‘Toda forma de amor vale a pena, qualquer forma de amor valerá’ ”.
E no último Dia Internacional dos Direitos Humanos o governo brasileiro tomou duas medidas que pretendem ajudar ainda mais no combate à discriminação contra homossexuais. A primeira delas foi oficializar a política de estender os benefícios da Previdência Social a companheiros de homossexuais. A segunda, publicar finalmente o decreto que regula a criação do Conselho Nacional de Combate à Discriminação (CNCD). A passos de formiga, percebemos a preocupação das autoridades brasileiras em minimizarem as grandes chagas deixadas por uma sociedade ultrapassada e eminentemente preconceituosa. Independente da circunstância, NUNCA se esqueça: Não é preciso que te aceite, mas sim que te respeite! Trechos das resenhas críticas dos alunos Clésio Mendes e Delma Assunção.
*Gilbert Angerami é Doutor em Comunicação e Cultura, Mestre em Marketing, jornalista, publicitário, ator e professor Adjunto III da UFMA - Campus Imperatriz. Mande seus comentários para o e-mail: gilbertangerami@hotmail.com

EXPEDITO BARROSO

Em eleição tranquila, o professor Expedito Barroso venceu o pleito para o comando do CESI/UEMA, contando com votos de professores, servidores e alunos. Mais um mandato para aquele que muito trabalhou para resgatar o bom nome da UEMA aqui nas barrancas do Tocantins. Fico feliz com a vitória do grande amigo e irmão de fé. Sucesso sempre. Veja detalhes da votação e apuração dos votos no blogue do Carlos Hermes.

TÍTULO DE CIDADÃO

A Câmara Municipal de Imperatriz, concedeu títulos de cidadania às pessoas residentes na Imperoza e que segundo os vereadores prestaram relevantes serviços à nossa sociedade. Representantes do Judiciário, médicos, professores e comerciantes foram contemplados. Foram 13 homenageados, cabendo a cada vereador a indicação de um representante da sociedade local. Confira a lista completa dos agraciados, conforme divulgado no meios de comunicação local:

Cássius Guimarães Chai 
Aretuza Cordeiro de Góis Lima 
Fernanda Helena Nunes Ferreira 
Paula Cristina Bezerra Ferreira 
Antonio Carlos Gomes dos Santos 
Jair Resignoli 
Adolfo Pires da Fonseca Neto 
José de Arimateia Alves Vieira 
Ioneide Borges da Silva Marques 
Maria Fernandes de Oliveira 
Antonio Waldeglécio Gonçalves 
Gumercindo Leandro da Silva Filho 
Francisca Pereira de Lira

FORMAÇÃO CONTINUADA

Prof. Moisés Charles - Coordenador do dep. de ed. física
No próximo dia 13 de dezembro no auditório da secretária de educação do município, será realizada a entrega dos certificados aos professores de Educação Física que participaram do Programa de Formação Continuada 2010. Iniciado em 2009, o programa capacita os professores que atuam no Ensino Fundamental da rede municipal de ensino. O coordenador do departamento, professor Moisés Charles, disse que "as formações tiveram como principal objetivo trazer para o professor de Educação Física novos conhecimentos na área e também possibilitar a troca de experiências no campo educacional, para isso foram abordados vários temas, entre os quais, o atendimento às crianças com deficiência no ensino regular e noções básicas de primeiros socorros nas aulas de Educação Física". As atividades foram orientadas e coordenadas pelo Prof. Esp. Moisés Charles, a Fisioterapeuta e Profª. Esp. Fabiana Reis, Prof. Esp. Cleyton Dias, Prof. Esp. Ubiracy Campos e Supervisores Escolares Isnande Barros e Rossana Melo, além da Mestre em Educação Verbena Vieira. Foram mais de 17 formadores em dois anos, com mais de 78 professores participando diretamente e os encontros aconteciam 2 (duas) vezes a cada semestre e contava com a parceria do Departamento de Educação Física da UNISULMA.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

KIZOMBA

Dança do Cacuriá - apresentação em Brasília em agosto de 2010

Dança do Coco - apresentação em Brasília em agosto de 2010
Grupo imperatrizense de danças regionais, é coordenado pela professora Amparo e já participou de vários eventos locais, regionais e nacionais - sendo o último em agosto 2010, em Brasília. Dentre as apresentações de maior sucesso, destacam-se o Cacuriá, o Coco e o Lili. São 13 anos de muito sucesso, suor e lágrimas. Nossa homenagem aos dançarinos e dançarinas do grupo: Warles,Wanderson, Erisvan, Alisson, Alex e Igor; Raymara, Reury, Renata, Kety, Jesuslene, Iara, Aryadnna, Thayane, Patricia e Andréia. Os músicos do grupo, são: Warlem Passos, Eduardo Veras, Weligton e Wanderson. Sucesso sempre e obrigado por divulgar o nome de Imperatriz e a nossa cultura regional pelo país.

COMENTÁRIOS

A reforma do blogue ainda não foi concluída e a caixa de comentários não aparece na página inicial, em função disso muitos visitantes dessa "Bodega Virtual" não conseguem fazer comentários nas postagens publicadas. Fica a dica: para comentar, clique sobre o título da postagem, em seguida os comentários publicados aparecerão e a caixa de comentários abrirá. Comentem à vontade.

CAVALO DE AÇO

Vou parar de falar no time de futebol mais popular de Imperatriz, pois parece que fico pegando na pata do cavalo. Esse Cavalo de Aço é verdadeiramente um "pata fria, pois não tem sorte mesmo com seus mandatários. Os que aparecem, querem apenas tirar proveito político do mesmo - salvo algumas excessões. Acabei de ler  no blogue do jornalista Willian Marinho a confirmação de uma informação que ele havia me passado na semana passada: acabou a "Era Cunha" no comando cavalino. Basta aparecer um herói que queira tomar conta de uma torcida - já que o time de futebol não tem campo de treino, estádio, dependências sociais e nem sede administrativa - o único patrimônio de um time que só tem o nome. Gosto de dizer que sinto saudades de Severino Silva e Pedro Faustino no comando da nação alvi-rubra. Um dia quem sabe, aparecerá um cabra duro, que pegará na rédea do Cavalo de Aço e o conduzirá ao olimpo. É a esperança da Nação Cavalina.

COMÉRCIO ATACADISTA

O professor e administrador de empresas Vilson Santos, pergunta em seu blogue, "É o fim do atacado tradicional de Imperatriz?" - em função da incrementação do comércio atacadista em Imperatriz. Com a chegada de grandes empreendimentos no setor que ele chama de "atacarejo" - vide Mix Mateus, Carrefour e outros - a pergunta se enquadra exatamente aos atacadistas do setor Mercadinho, que em função da concorrência com Mix Mateus, sentiram o baque e sentirão ainda mais com a chegada das grandes redes de atacado e varejo. Depois da implantação dessas redes, Imperatriz amplia seu raio de ação - no comércio atacadsta - aumenta a arrecadação de ICMS do estado e diminui a sonegação desse imposto - prática usual entre os comerciantes tradicionais. Veja o ótimo texto, clicando no link abaixo.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

DK-6

Banda Imperatrizense - sucesso nacional

RUA SÃO BENTO

Moradores da Rua São Bento, interditaram o trecho que dá acesso à parte fechada do Jardim Cristo Rei. A medida se deu em função da situação da via pública - como podemos ver nas imagens acima - que não apresenta condições de trafegabilidade. Na parte interna do núcleo habitacional, os moradores se reúnem em condomínio e resolvem os problemas estruturais, mas na entrada do conjunto habitacional os moradores esperavam uma ação do poder público. Com a intensificação das chuvas a situação se tornou insustentável e os moradores tomaram a atitude extrema de impedir a precária circulação de veículos no local. Segundo uma professora residente no condomínio e que não quis se identificar, "quero deixar aqui o meu repúdio ao governo municipal na pessoa do prefeito Sr. Sebastião Madeira em relação ao problema existente na Rua São Bento". No último dia 06, os moradores se reuniram com um vereador - mais uma das inúmeras solicitações de providências - que afirmou que por ordem do prefeito, em ruas interditadas por moradores a prefeitura não executará serviços de recuperação. Não fizeram os reparos quando os buracos eram muitos e pequenos, agora terão que fazer um reparo em um só buraco - do tamanho da rua. Ficou mais caro e desgastante.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

TRIBUTO A PIXIXITA

Filmagem & Edição: Alexandre Almeida Produção: Casa das Artes

Homenagem a Pixixita, show musical dedicado ao mestre e guru, saudosa figura boêmia do universo inter-galático da Praia Grande, São Luis - MA. O mestre, além de engenheiro, era músico refinado e professor da Escola de Música do Maranhão. A todos os artistas, um salve ao parente Chico Nô, Mestre Patinho e Nelsinho pela oportunidade e toda família Laborarte e a vida é uma Festa. Artistas convidados, Rosa Reis, Chico Maranhão, Sérgio Habibe, Josias Sobrinho, César Teixeira, Lenita, Fernando Japona, Erivaldo Gomes, Ronald Pinheiro, João Simas e Gerude, dentre outros convidados.

NATAL

As comemorações do Natal 2010 começaram com as apresentações e shows tradicionalmente realizados na Praça de Fátima. Axel Brito, produtor do evento, nos disse que "a proposta objetiva da programação é inteirar os imperatrizenses com os artistas locais e criar uma espécie de vitrine cultural do que é produzido musicalmente na cidade". Segundo Axel, durante todo o período natalino ocorrerão apresentações ao vivo no palco montando em frente à Igreja de Fátima, com todos os estilos musicais. Vamos prestigiar as apresentações de Neném Bragança, Pilantropia, Lena Garcia, Nanny Vieira, Pedro Bispo, Marcela Barros, Reginaldo Parente, Banda Orion e muitos outros.
Com informações de Axel Carlos Brito.

CINE MUIRAQUITÃ

Data: 08.12
Horário: 18h
Local: Auditório da UFMA
Projeto Cine Muiraquitã

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Roseana ganhou o jogo... Quem leva o Estado?

Em um jogo de cartas marcadas, Oligarquia permanece no poder no Maranhão 
Roseana Sarney, em uma eleição apertada, foi declarada eleita governadora do Maranhão. Diante de eleições mais uma vez marcadas pelo abuso do poder político e econômico e suspeitas sobre o sistema eletrônico de votação, os candidatos ligados à Oligarquia garantiram as duas vagas em disputa para o Senado, além da imensa maioria das cadeiras na Câmara Federal e na Assembléia Legislativa. A oligarquia Sarney consegue ainda sair das urnas do segundo turno presidencial com prestígio elevado perante o governo Dilma Roussef. 
Após quatro anos da derrota sofrida para Jackson Lago nas urnas e um ano e meio depois de ter retomado o poder estadual através de um golpe no Judiciário, a Oligarquia Sarney volta a obter o controle do Estado através do voto. Voto este conquistado às custas de muito dinheiro (uma verdadeira farra com o uso da máquina pública) e da chantagem política praticada pelo PT e por Lula, que desta vez não só pegou nos braços, mas carregou no colo a candidata Roseana e foi cabo eleitoral de figuras emblemáticas da direita maranhense, como Lobão e João Alberto. 
A falsa oposição do Estado representada pelo PDT do ex-governador Jackson Lago e o PC do B-PSB de Flávio Dino e Zé Reinaldo, desta vez disputando a eleição fora das estruturas de governo, não conseguiram levar a disputa para o segundo turno, como em 2006, e ficam mais quatro anos longe do controle do Estado. O desgaste das administrações do PDT na capital São Luís e a desastrosa passagem pelo governo estadual, aliado às incertezas colocadas no Judiciário sobre sua candidatura, resultaram na terceira colocação de Jackson Lago, ultrapassado por Flávio Dino, que ocupou no terreno eleitoral o vácuo político existente e quebrou a polarização Roseana – Jackson. 
Apesar da falta de legitimidade do governo eleito e da insatisfação de importantes setores da sociedade e movimentos sociais com o resultado das eleições, a falsa oposição vê seu projeto político de retomar ao controle da máquina estatal derrotado nas urnas. Agora, tratarão de remodelar seu projeto eleitoral para novamente em 2014 tentar derrotar a Oligarquia, enquanto as entidades de massa que dirigem no Estado (CTB, UNE, UBES, FETAEMA e sindicatos) permanecerão acomodadas e burocratizadas, sem buscar uma verdadeira mobilização dos trabalhadores do campo e da cidade e da juventude para derrotar o Governo Roseana.A Oligarquia continua no Maranhão. O que explica?
A razão da persistência da Oligarquia no controle do Maranhão deve ser explicada pelo verdadeiro banditismo em que se transformaram as eleições no nosso Estado. Estamos numa verdadeira terra sem lei. Os casos de fraude no sistema eletrônico de votação, transporte ilegal de eleitores, compra de votos, abuso de poder econômico por parte das grandes candidaturas, embora de conhecimento de muitos, não tiveram a efetiva fiscalização por parte do TRE e do Ministério Público. 
Além disso, a Oligarquia, ao mesmo tempo em que mantém as práticas que remontam o início da República, conseguiu se “modernizar”, aproveitando-se das riquezas naturais do Estado e da força de trabalho barata e abundante para ampliar suas alianças e tornar-se sócia minoritária do grande capital nacional e estrangeiro (Vale, Suzano, Eike Batista, Gerdau) que vem se instalando aqui a partir da relocalização do Maranhão dentro do cenário de crise econômica internacional. 
Outra razão é que a Oligarquia soube fazer alianças com a burocracia sindical (representada na figura do presidente Lula insistentemente pedindo votos para Roseana, Lobão e João Alberto no rádio e na TV) instalada hoje no governo federal, mantendo-se fiel à política de alinhamento automático com o governo federal aplicada pelos Sarney desde os tempos da Ditadura Militar.Quem continuará dando as cartas no Maranhão? 
Quem continuará ganhando neste governo são as grandes empresas que financiaram as campanhas das candidaturas da Oligarquia e que começam desde já a cobrar a fatura da população. Exemplo disso é a Suzano, empresa do ramo de papel e celulose que contribuiu com quase R$ 350 mil para a campanha de Roseana e que no início deste mês obteve uma licença ambiental para tocar mais um de seus projetos industriais que agridem o meio ambiente e expulsam os trabalhadores rurais de suas terras. Ou ainda, o empresário Eike Batista, até então desconhecido de grande parte dos maranhenses, que contribuiu com R$ 500 mil e repentinamente surgiu como dono de imensas reservas de gás descobertas no Estado. 
A se levar em conta a participação das grandes construtoras no financiamento de campanha da Oligarquia Sarney (somente a Dimensão Engenharia, por exemplo, doou R$ 700 mil para o Comitê do PMDB-MA), elas continuarão lucrando milhões com os empreendimentos imobiliários que se espalham com espantosa rapidez no Estado (através do programa Minha Casa, Minha Vida do governo Lula) às custas da degradação ambiental e do despejo forçado de milhares de famílias que não têm outro lugar para morar. 
Notável a participação do agronegócio no financiamento das campanhas. Como dizíamos em um de nossos programas eleitorais, ele financia as candidaturas de Roseana, Jackson e Dino. O empresário goiano Osvaldo Correa Borges, da Companhia de Distribuição Araguaia, dona da marca de arroz Tio Jorge, doou sozinho R$ 1 milhão e meio para candidata Roseana Sarney (PMDB), enquanto o principal doador privado da campanha de Flávio Dino (PC do B) foi a Alcana Destilaria, controlada pelo grupo inglês Infinity Bio-Energy (que investe no etanol), que doou R$ 500 mil para a campanha comunista.O que é preciso fazer agora? Lutar, lutar e lutar! 
Muitos trabalhadores, camponeses e a juventude do Estado, ao analisar o resultado da eleição, podem pensar que não adianta o que se faça, os Sarney sempre vencerão, seja comprando votos ou no Judiciário. Aqueles que nutriam a esperança de que após a chegada de Lula ao poder a Oligarquia seria varrida do Maranhão tiveram que ver o PT coligado ao PMDB, indicando o vice (Washington Luiz) na chapa de Roseana e o presidente Lula sair do governo ainda mais comprometido com os interesses dos Sarney no Maranhão. 
Nós do PSTU, entretanto, alertamos que é possível vencer sim a Oligarquia, mas não podemos depositar todas as nossas esperanças para daqui a mais quatro anos, em um novo processo eleitoral. Também não devemos confiar no discurso regional anti-oligarquia, que se transforma em aliança no plano nacional para sustentar o governo Dilma, muito menos nos setores que se identificam nacionalmente com a oposição de direita e apoiaram José Serra no segundo turno (PSDB). 
É necessário que as organizações classistas e demais movimentos sociais que mantêm a resistência ao governo Roseana Sarney busquem organizar as lutas contra o latifúndio, o agronegócio e os especuladores imobiliários. A luta contra a Oligarquia é indissociável da luta contra as grandes empresas que exploram os trabalhadores do nosso Estado, da construção de uma alternativa combativa frente às burocracias sindicais e estudantis e de ser oposição de esquerda ao Governo Dilma. O PSTU está firmemente comprometido com esta tarefa.
Artigo da direção estadual do PSTU - Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado